Repórter do HZ / lcheluje@redegazeta.com.br
Publicado em 1 de janeiro de 2024 às 10:00
Com a chegada de um novo ano, HZ, como de costume, dá seus pitacos sobre os favoritos ao Oscar (normalmente a gente acerta a maioria dos vencedores). A cerimônia de 2024, que acontece em 10 de março, promete ter um sabor diferente: deve ser marcada pela consagração dos filmes de indústria, algo que não víamos há um bom tempo, especialmente após a vitória dos independentes (e dispensáveis) "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" - um dos piores títulos que já levou um Oscar para casa - e "Coda: No Ritmo do Coração" em anos anteriores.
Para o parque exibidor a festa trará um alívio extra: superproduções como "Barbie" e "Oppenheimer", só para citar dois dos grandes projetos lançados em 2023, conseguiram fazer o público voltar a frequentar os cinemas. Não é novidade que, com a pandemia da Covid-19, um novo formato de consumir audiovisual - que estava ganhando musculatura há algum tempo - se consolidou, com o espectador apostando no streaming e diminuindo sua frequência nas salas de exibição.
Para se ter ideia do atual movimento do mercado, Hollywood está comemorando os cerca de U$ 8,74 bilhões arrecadados pelos cinemas somente em solo norte-americano em 2023. Os índices são menores apenas do que os conquistados na já batizada "Era Pré-Pandemia", em 2019, quando a indústria abocanhou US$ 11,36 bilhões. A expectativa é que, em 2024, os números cheguem bem próximos aos registrados antes da crise sanitária que praticamente obrigou uma cadeia produtiva inteira a se reinventar.
Análises à parte, o Oscar deve voltar-se para o objetivo ao qual foi criado (e que poucas vezes "saiu da curva"): uma cerimônia concebida para louvar e premiar produções lançadas por grandes estúdios, com parceria e "bençãos" das cadeias exibidoras. São executivos que normalmente bancam a festança e querem ver superproduções e astros badalados nos holofotes.
Pensando sob essa perspectiva, preparamos uma pequena lista dos títulos que prometem bombar na premiação da Academia de Hollywood, como também mostramos como assisti-los (alguns longas devem ser lançados em breve nos cinemas). Em tempo: a lista oficial dos indicados ao Oscar 2024 deve ser divulgada em 23 de janeiro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta