Repórter / fkhoury@redegazeta.com.br
Publicado em 28 de maio de 2025 às 08:00
Cachaça artesanal com gengibre, cocada da roça, pães e brigadeiros com toque regional. Essas e outras delícias estarão à disposição do público na 4ª edição da Expo Gengibre, feira que movimenta Santa Leopoldina, na Região Serrana do Espírito Santo, entre os dias 30 de maio e 1º de junho.
Com entrada gratuita, o evento celebra a agricultura familiar e a força dos pequenos produtores da raiz que é símbolo da região. Além de uma mostra da agroindústria local, a programação inclui shows de artistas regionais, espaço gastronômico, feira de artesanato e área kids, transformando o Ginásio de Esportes da cidade em um ponto de encontro entre cultura, sabor e diversão.
Entre os destaques gastronômicos, o público vai encontrar cachaça com gengibre, cocadas, brigadeiros, pães de alho e outras iguarias preparadas com ingredientes da roça. Já a parte musical fica por conta de nomes como Os Loko da Vanera, Engate do Forró, Banda Aká, Juninho Rocha (o Cowboy do Brasil), Isys Narlla e Emerson Tesch.
O Espírito Santo responde por 75% de todo o gengibre exportado pelo Brasil, com destaque para os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. Atualmente, mais de 3.500 famílias estão envolvidas na cadeia produtiva da raiz no estado, que ocupa cerca de 1,5 mil hectares com uma produtividade que pode ultrapassar 200 toneladas por hectare em algumas safras.
“O objetivo é valorizar a nossa produção rural, nossa música, nossa comida e nossa gente. A Expo Gengibre é uma vitrine para o potencial da agricultura familiar capixaba”, reforça Jefinho, idealizador do evento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta