Obra do Palácio Bernardino Monteiro só deve ficar pronta em março de 2024

Prédio histórico, que abrigava a sede da Prefeitura de Cachoeiro, dará lugar a um espaço cultural. Reforma deveria ser finalizada até o fim de agosto

Palácio Bernardino Monteiro

Palácio Bernardino Monteiro . Crédito: TV Gazeta Sul

As portas do centenário Palácio Bernardino Monteiro, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, deverão ser reabertas somente no primeiro trimestre de 2024. O imóvel, que era ocupado pela sede da prefeitura da cidade e dará lugar a um centro cultural, passa por restauração e a previsão de entrega da obra era para o final de agosto. 

A reforma completa do edifício é fruto de convênio entre a prefeitura e o governo estadual. O investimento é de R$ 2.186.493,31.

A ordem de serviço foi assinada em março de 2022 e as obras iniciaram no mês seguinte. De acordo com a Secretaria de Obras de Cachoeiro de Itapemirim, Lorena Vasques, a mudança do cronograma foi necessária para inclusão de climatização e reforço da estrutura. O centro cultural vai abrigar a biblioteca pública, o arquivo público municipal de cultura e salas de oficina.

Obras no Palácio Bernardino Monteiro

Obras no Palácio Bernardino Monteiro . Crédito: TV Gazeta Sul

“Incialmente fizemos um planejamento, mas obras de reforma como esta são mais complexas, e, quando removemos o piso, verificamos a necessidade reforço da estrutura e foi necessário fazer um aditivo”, explicou a secretária.

Vasques também contou que a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), durante vistoria para prestação de contas, identificou que seriam necessários reparos, restauração e climatização. Segundo a prefeitura, toda a documentação passará agora por análise do Estado. A conclusão da reforma agora é prevista para até março de 2024.

Palácio Bernardino Monteiro

Palácio Bernardino Monteiro . Crédito: TV Gazeta Sul

O Palácio 

O Palácio Bernardino Monteiro é um dos principais patrimônios arquitetônicos do município. Localizado na Praça Jerônimo Monteiro, o prédio centenário, inaugurado em 1912, passa por diversas intervenções para se tornar um novo centro cultural.

Houve demolição dos cômodos anexos ao palácio (que não fazem parte da edificação original) e restauração do telhado. Na nova planta do prédio, está prevista uma rampa de acessibilidade, além de restauração da parte elétrica do prédio, restauro da escada de madeira e acessos ao piso superior, além da instalação de um elevador.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cachoeiro de Itapemirim Cultura Secult
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível