Morre o escritor Samuel Machado Duarte, membro da Academia de Letras do ES

Velório e cremação do capixaba serão no Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha. Confira um pouco da trajetória

Escritor capixaba Samuel Machado Duarte morre aos 89 anos

Escritor capixaba Samuel Machado Duarte morre aos 89 anos. Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (17), o escritor capixaba e membro da Academia Espírito-Santense de Letras, Samuel Machado Duarte, veio a óbito ao 89 anos, na cidade de São Paulo. 

Nascido em Atílio Vivacqua, no Sul do ES, Samuel foi alfabetizado pela mãe, de quem herdou o amor pela leitura. Logo na infância, começou a escrever alguns livros e se dividia entre suas duas paixões: a literatura e a odontologia. Em 1954, fez vestibular para a graduação de Odontologia do Espírito Santo e foi aprovado em primeiro lugar.

Iniciou sua vida profissional em Cachoeiro de Itapemirim em 1957, e no mesmo período começou a publicar crônicas no jornal "O Arauto", de Cachoeiro, em uma coluna denominada “Coisas da Cidade”. Essas histórias o prestigiaram e garantiram seu ingresso na recém-criada Academia Cachoeirense de Letras. 

Além de consagrado como cirurgião dentista autônomo, em 1966 publicou, no Rio de Janeiro, o romance "Ilha de Fim de Mar". Após se aposentar de sua vida profissional em 1984, Samuel conseguiu se dedicar integralmente à literatura e suas obras. Entre seus principais trabalhos estão: "As duas Faces de Eros", "O Sino Submerso", "As Montanhas da Lua", "Taperas & Coivaras", "Alma de Mestre", e entre outros.

Samuel era membro efetivo da Academia Cachoeirense de Letras, da Academia Espírito-Santense de Letras, da Ordem Nacional dos Escritores e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

A Academia Espírito-Santense de Letras divulgou uma nota de pesar.

"É com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras comunica o falecimento do acadêmico Samuel Machado Duarte, ocorrido nesta quarta-feira, 17 de abril de 2024, aos 89 anos. Quarto ocupante da cadeira de nº 5 da Academia Espírito-santense de Letras, que tem como patrono Amâncio Pinto Pereira, Samuel Machado Duarte nasceu em 06 de maio de 1934 em Atílio Vivácqua (ES)", diz parte da nota.

O velório e a cremação acontecerão no Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha, nesta quinta-feira (18).

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura Literatura Literatura Capixaba Obituário Morte
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível