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Publicado em 29 de abril de 2023 às 10:00
Produzido e tendo como um dos apresentadores o pesquisador Tarcísio Faustini, o "Domingo Brasil" - no ar na Rádio Universitária FM - há 30 anos nos presenteia com o que de melhor é produzido pela Música Popular Brasileira.>
Para celebrar a data, a atração preparou um show especial relembrando faixas que se destacaram em festivais a partir dos anos 1960. O espetáculo acontece no Teatro da Ufes (Vitória), quarta-feira (3), a partir das 20h, com entrada franca. Os convites poderão ser retirados na bilheteria do espaço, no dia do evento, das 14 às 18 horas.>
A noite contará com habituês do "Domingo Brasil". O mestre de cerimônias, por exemplo, será o jornalista Jace Theodoro, que apresentará seu quadro "Tirando de Letra", em que ele traz interpretações de letras marcantes da música popular nacional.>
As canções serão interpretadas por Eliane Gonzaga (também apresentadora da atração) e Marcus Paulo - com participações de Andréa Ramos e Márcia Chagas - e pelo convidado Carlos Papel. Nos instrumentos, Chico Chagas (baixo, teclados e acordeom, além de assinar a direção musical); Dhyego Damasceno (bateria); Edu Szajbrum (percussão); Marcus Paulo (violão e clarinete); Renato Franco (sax e flauta), e Roger Bezerra (teclados e baixo). Só gente bamba!>
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"O show será focado nos festivais que aconteceram entre os anos 1960 e 1980, mesclando o universo de grandes músicas, numa sucessão de gerações de compositores da maior importância, especialmente quando a música era motivo de discussões apaixonadas", suspira, com nostalgia, Tarcísio Faustini.>
"Teremos uma seleção de composições que se destacaram nesses eventos e não necessariamente foram as vencedoras. Há o caso, por exemplo, de "Fato Consumado" (video abaixo), que Djavan apresentou em uma mostra de 1975, ficou em segundo lugar, e continua cantada até hoje. Poucos se lembram da vencedora, "Como um Ladrão", de Carlinhos Vergueiro. Também vamos relembrar faixas que não foram bem aceitas pelo público naqueles momentos. A participação de Carlos Papel, que se destacou em dois festivais importantes, um capixaba e outro nacional, faz parte da história que queremos contar".>
Voltando ao "Domingo Brasil", apresentado aos domingos (claro!), das 10h às 12h, em que Tarcísio divide a bancada com Eliane Gonzaga, a atração - que chega a três décadas no mesmo 3 de maio em que será realizado do show - utiliza-se de uma extensa pesquisa de acervo bibliográfico, incluindo LPs, CDs, Mds, fitas cassete e DAT, para compor sua programação semanal.>
Em tempo: os programas ficam disponíveis para audição ou download na internet (ouça aqui), transformando a atração em um grande acervo da música brasileira.>
A interação com os fiéis ouvintes é feita por telefone e pelas redes sociais. Eles também ajudam a compor os programas, que, normalmente, contam com edições temáticas. Muitos contribuem com gravações, enriquecendo ainda mais o acervo.>
Também há quadros fixos, transformando a atração em uma grande "revista radiofônica". Além da já citada participação de Jace Theodoro, também são transmitidos "Então Foi Assim", com Ruy Godinho desvendando os bastidores da criação musical brasileira; "Cinetemas Brasil", com a música em destaque no cinema, com comentários de Haifa Sawaya, e "Momento Instrumental Brasileiro", sempre destacando grandes músicos nacionais.>
Conversando com Tarcísio, logo vêm à mente: como explicar a longevidade do programa, especialmente em uma indústria fonográfica em constante ebulição? O pesquisador cita, como um dos exemplos, a capacidade de adaptação do "Domingo Brasil" a essas mesmas mudanças.>
"Os primeiros (programas) foram feitos a partir da minha coleção de discos de vinil e uns poucos CDs, porque havia poucos exemplares de música brasileira, só coletâneas. Depois houve uma curta fase de minidiscs (MDs) e fitas DAT (digital áudio tape), até chegarmos às plataformas digitais que prevalecem atualmente. Tentamos nos adaptar, sempre", explica. >
Por falar em transformação, muita coisa se modificou na MPB em três décadas, especialmente no quesito estilos musicais. Faustini destaca, mesmo com ressalvas, a facilidade de acesso à música, tanto para o consumidor como para quem a produz.>
"Na música nacional, como na mundial, as mudanças se devem à maior facilidade de gravação, independente das grandes gravadoras, e ao aumento da oferta de produtos, o que pode confundir um pouco os consumidores. Se essa 'independência' foi positiva para a criação, a falta do apoio das empresas acabou tornando inacessível recursos de produção e divulgação para os iniciantes, inclusive arranjadores, orquestras e produtores musicais. Como a forma de fazer e ouvir música mudou, o objetivo de algumas criações musicais passou a ser o entretenimento em vez da obra de arte", aponta, em tom de desabafo.>
Voltando ao "Domingo Brasil", fizemos a memória afetiva de Tarcísio Faustini "trabalhar". Nesses 30 anos, qual seria o convidado - ou a entrevista - que mais marcou, se for possível escolher, claro? >
"A primeira entrevista mais longa foi inesquecível. Nos primeiros anos, havia poucos CDs dos artistas capixabas em atividade. Então, para falar deles, criei o quadro 'As Preferidas dos Músicos'. Nele, eles se apresentavam, eu levava um pequeno gravador de fita cassete e pedia para indicarem quatro músicas brasileiras da sua predileção. Um dia, uma amiga ligou para a rádio perguntando se eu gostaria de entrevistar Zé Kéti, que estava hospedado na casa de uma conhecida. Claro que me interessei. Fui para lá correndo, imaginando o que deveria perguntar", responde o pesquisador, pausadamente, mantendo a linha de raciocínio. >
"Não precisei falar quase nada. Ele falou quase uma hora, contando sua história e cantarolando trechos dos maiores sucessos. Editei a entrevista, acrescentando gravações das músicas que ele citou. Isso deu as duas horas de programa do domingo seguinte. Terminada a transmissão, ele me liga, aos prantos, emocionadíssimo, e pedindo uma cópia da gravação. Fiquei muito feliz em lhe proporcionar essa alegria e ter esse registro histórico", complementa Tarcísio, sem esconder a emoção.>
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