Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • Cineclubismo vai movimentar escolas públicas de Guaçuí com formação para estudantes
Sul do ES

Cineclubismo vai movimentar escolas públicas de Guaçuí com formação para estudantes

Estudantes serão capacitados para criar seus próprios cineclubes. Proposta visa estimular o olhar crítico e transformar o cinema em uma ferramenta pedagógica poderosa
Felipe Khoury

Publicado em 07 de Abril de 2025 às 09:50

Projeto do Cineclube Badaró acontece nos dias 10 e 11 de abril, em Guaçuí
A iniciativa amplia o acesso ao cinema e estimula o pensamento crítico através da linguagem audiovisual. Crédito: Eliane Correia/Cineclube Badaró 
Alunos da rede pública de Guaçuí terão a chance de transformar suas escolas em verdadeiros espaços de exibição e debate cinematográfico. Por meio de uma formação inédita em cineclubismo, estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão capacitados para criar seus próprios cineclubes escolares.
A formação, promovida pelo Cineclube Badaró, acontece nos dias 10 e 11 de abril, e o link de inscrição será compartilhado pelos líderes de turma de cada escola. Para participar, basta preencher os dados e confirmar a presença. A iniciativa amplia o acesso ao cinema e estimula o pensamento crítico através da linguagem audiovisual.
Mais do que assistir a filmes, a proposta é estimular o olhar crítico e transformar o cinema em uma ferramenta pedagógica poderosa, conectada aos conteúdos escolares e aos desafios do mundo contemporâneo. Alinhando os temas dos filmes ao currículo, os cineclubes se tornam verdadeiros laboratórios de ideias, onde os alunos exercitam sua criatividade, expressam opiniões e desenvolvem o pensamento coletivo.
Em tempos de digitalização acelerada e influência massiva das redes sociais, o cineclubismo surge como uma alternativa inovadora dentro do ambiente escolar, promovendo protagonismo estudantil, mediação cultural e fortalecimento da identidade local.
Segundo Eliane Correia, fundadora do Cineclube Badaró, a proposta nasceu da crescente demanda das escolas por atividades de exibição e debate.
Com o cineclubismo nas escolas, alunos e professores tornam-se multiplicadores dessa experiência, trabalhando temas relevantes de forma criativa e transformadora
Após a formação, o Cineclube Badaró continuará acompanhando os grupos escolares durante seis meses, oferecendo suporte para que os estudantes desenvolvam suas próprias programações audiovisuais, com autonomia e consciência crítica. O objetivo é que os cineclubes se tornem agentes de transformação social, usando o cinema como ferramenta de diálogo, pertencimento e mudança.

Sobre o Cineclube Badaró

Fundado em 2009, o Badaró é um dos cineclubes mais atuantes do Espírito Santo, com atividades itinerantes em Guaçuí e região. Integra a OCCa – Organização dos Cineclubes Capixabas, e conta com três de seus membros na diretoria executiva da entidade, reforçando seu compromisso com a democratização do audiovisual.

SERVIÇO

  • Datas: 10 e 11 de abril  
  • Horário: 8h às 12h  
  • Local: Ponto de Cultura Guaçuí em Cena 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Por que foto com Trump pode ser valiosa para Lula na eleição, segundo analistas
Imagem de destaque
Quais produtos capixabas ganham mais força na União Europeia?
Cafeicultura une gerações e gera renda para famílias brasileiras
Recordes no agronegócio capixaba: a segurança jurídica que ainda precisa ser construída

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados