Ambiente geográfico capixaba inspira exposição de arte na Casa Porto

A abertura da exposição "Ato Falho" será nesta quinta (28), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória

Obras da exposição Ato Falho, na Casa Porto

Obras da exposição Ato Falho, na Casa Porto. Crédito: Divulgação

Observar uma falha tectônica de milhares de anos para explorar processos criativos e artísticos. Essa foi a proposta de oito artistas na exposição Ato Falho, que será aberta nesta quinta-feira (28), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória.

A capital capixaba foi um ponto de partida para as pesquisas dos artistas. O grupo, que também se chama Ato Falho, é formado por Arthur Meirelles Neto, Alegria Falconi, André Magnago, Junior Bitencourt, João Wesley, Jocimar Nalesso, Jovani Dala e Marcelo Gandini.

Ele propôs a investigar e refletir sobre os fenômenos originários que configuraram, há milhões de anos, o ambiente geográfico e paisagístico do Espírito Santo, como, por exemplo, a Falha de Vitória. Trata-se de uma fissura na crosta terrestre que parte do meio do Oceano Atlântico e adentra o continente Sul-americano.

Os artistas reconheceram nesses fenômenos geológicos motivos que se repetem em seu próprio processo criativo. A ideia surgiu no projeto homônimo contemplado em 2019 por um edital da Secretaria de Cultura de Vitória.

Artistas do coletivo Ato Falho

Artistas do coletivo Ato Falo. Crédito: Divulgação

O grupo de artistas visava a construção de uma identidade visual centrada na paisagem capixaba. De lá para cá, deram andamento ao projeto, elaborando e explorando questões essenciais que agora culminam na exposição "Ato Falho". Esse ensaio expográfico inclusive foi exposto em janeiro deste ano na galeria carioca Olugar Arte Contemporânea.

A visitação da mostra no estado é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e também aos sábados, das 10h às 14h. A exposição fica na Casa Porto até o dia 28 de julho.

SERVIÇO

  • EXPOSIÇÃO ATO FALHO
  • Quando: de 28 de abril (quinta-feira) a 28 de julho
  • Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro – Vitória (ES)
  • Visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 10h às 14h
  • Entrada franca

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Arte Cultura
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível