> >
Otimismo e novas perspectivas do mercado marcam o Talk Imóveis 2023

Otimismo e novas perspectivas do mercado marcam o Talk Imóveis 2023

Novos rumos da economia, desburocratização na aprovação de projetos, novos olhares para a arquitetura e os caminhos do aluguel no país foram os temas discutidos em evento na Rede Gazeta

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 21:19

Ícone - Tempo de Leitura 7min de leitura
Talk Imóveis, salão do imóvel, hub imobi
Auditório da Rede Gazeta ficou lotado para assistir às palestras dos especialistas que participaram do Talk Imóveis. (Arthur Louzada)
Breno Alexandre
[email protected]
Gabriel Mazim
[email protected]
Vitor Gregório
[email protected]

Maior evento de tendências para o mercado imobiliário do Espírito Santo, o Talk Imóveis 2023, reuniu profissionais e empresários que atuam no setor, nesta terça-feira (17), no auditório da Rede Gazeta, para discutir temas atuais e que despertam o interesse dos investidores, de compradores e até mesmo daqueles que não perdem as novidades da arquitetura e decoração. A tarde de programação trouxe nomes regionais e nacionais, para debater o cenário econômico, desburocratização, experiência do lar e o futuro da locação de imóveis.

O economista e apresentador do quadro da CBN “O Assunto É Dinheiro”, Teco Medina, falou sobre os rumos da economia, abordando a queda da Selic, taxa básica de juros da economia, e os impactos no mercado imobiliário.

Ele pontuou que, depois de um período de juros em um patamar mais baixo, a Selic chegou a 13,75% em setembro de 2022, o índice mais alto desde 2016. No entanto, o mercado está otimista, na expectativa de que a taxa caia novamente para a casa de um dígito.

“Tudo indica que a queda da Selic continue até chegar a um índice na casa de um dígito em 2024. Embora a economia seja previsível, tudo vai depender do cenário externo e da manutenção do crescimento da economia brasileira, que tem se mostrado em expansão na última década”, pontua.

Talk Imóveis 2023
O economista Teco Medina fez a palestra de abertura do Talk Imóveis 2023. (Arthur Louzada)

Somado a isso, na concepção de Medina, a economia mundial também deve começar uma movimentação para a redução de juros. “Com os países ao redor do mundo diminuindo essas taxas e melhorando suas situações financeiras, é de se esperar que o Brasil também entre nessa onda”, aposta. Ele destaca que isso vai impactar diretamente na atratividade do crédito para a compra de imóveis.

“Em resumo, temos razão para estarmos otimistas hoje. Com uma inflação controlada, com uma melhora na economia no país, que vem acontecendo desde 2016, e uma reforma tributária em andamento, a tendência da taxa de juros em queda vai ser um fator transformador para a economia, e isso, certamente, vai repercutir no mercado imobiliário”, avalia.

Mudança de mindset para agilizar processos

O segundo painel foi sobre desburocratização e aprovação de projetos. Mediado pelo colunista de Economia em A Gazeta, Abdo Filho, a discussão trouxe à tona a importância de mudança do mindset, ou seja, da mentalidade das pessoas, para uma transformação completa do setor, que ainda funciona com processos pouco inovadores.

Neste aspecto, o vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Alexandre Schubert, ressaltou que haverá uma mudança grande na gestão corporativa. Ele também chamou a atenção para a escassez, no futuro, de mão de obra técnica no setor. “Falamos da escassez da capacidade das pessoas. Vamos ter emprego e não teremos empregabilidade”, ressalta.

Talk Imóveis 2023
O colunista de A Gazeta Abdo Filho mediou um dos painéis da tarde, que discutiu o que o poder público está fazendo para desburocratizar os projetos. (Arthur Louzada)

Essa alteração tem relação direta com futuras demandas do mercado, que vai exigir profissionais com pensamento criativo e conhecimento tecnológico. “É preciso mudança e proatividade. Para reverter este quadro, é necessário adotar medidas que venham a gerar impactos para desburocratizar os processos, otimizar tempo e acelerar a aprovação de leis”, salienta o vice-presidente da Ademi-ES.

Rafael Ottaiano, secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana, apresentou ao mercado uma alternativa que está se mostrando viável, o “Desenvolve Legal”, que traz operações com o uso da inteligência artificial (IA).

O sistema atua na aprovação de projetos arquitetônicos, na regularização de edificações e parcelamento do solo, além de emitir alvarás e demais licenças. “Temos um sistema todo on-line. O que demorava oito meses para ser aprovado, agora demora 45 dias. Se não tiver impacto ambiental, 10 dias”, aponta.

Em Vitória, também há investimentos em desburocratização, com a digitação de processos que estão agilizando a aprovação de projetos de novos empreendimentos.  O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação da Capital, Luciano Forrechi, explicou que os projetos passaram a ser analisados não mais pela quantidade de metro quadrado, mas sim pela complexidade da obra. "A meta é, até o ano que vem, reduzir o tempo de espera para 90 dias", adianta.

Tecnologias já estão disponíveis no mercado para que inovações sejam implementadas em território capixaba. Mas, para que essas mudanças ocorram, é necessário mudar o mindset. “É preciso mudar o modelo mental. Hoje, temos muito mais conhecimento, o que facilita na agilidade da execução de um projeto. É otimizar tempo e diminuir custos”, aponta, como solução, José Maria Cola dos Santos, gerente da Unidade de Atendimento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Ambiente confortável, cliente feliz

Um novo olhar sobre a arquitetura e decoração foi o tema do painel “Gerar Valor e Felicidade: a Experiência do Lar”. O principal ponto abordado foi a necessidade de fazer presente a sensação de pertencimento a um imóvel, que deve representar os anseios e refletir aquilo que o morador identifica.

O destaque foi dado à felicidade e poder estar em contato com o que é verdadeiro e com os novos comportamentos das pessoas. Para ilustrar como os novos empreendimentos podem estar alinhados às demandas do alto padrão, a jornalista e editora colaboradora da Casa Vogue Carol Scolforo apresentou construções que saíram do lugar comum e trouxeram soluções para atender às necessidades dos clientes.

Talk Imóveis 2023
O foco no bem-estar e no conforto para o morador foi o principal tema discutido por Carol Scolforo e Bernardo Grasseli. (Arthur Louzada)

Além dessas facilidades, o arquiteto, engenheiro e diretor da DG projetos, Bernardo Grasseli destacou pontos essenciais para o maior conforto no ambiente de casa. “Uma casa que atenda a sua família, com espaço suficiente, mais a iluminação natural e o isolamento acústico trazem conforto para o ambiente. O convívio com as plantas e a criação de espaços sensoriais, também ajudam na construção de um ambiente agradável”, ressalta.

O aluguel de imóveis é o futuro

Já o CEO da Cupola Imobi, Rodrigo Werneck, trouxe um assunto que é de interesse de inquilinos, proprietários, imobiliárias e profissionais de locação: “Uma visão inovadora para o futuro da locação de imóveis”. 

Ele explicou que, assim como na maioria dos países com economias maduras, o Brasil caminha para um futuro em que boa parte da população opta pelo aluguel de imóveis. Dentre os motivos por trás desse comportamento dos consumidores, o CEO destacou a valorização dos imóveis, os juros altos, a estagnação da renda e o estilo de vida da população.

Talk Imóveis 2023
Karine Nobre, Rodrigo Werneck e Aurelio Capua Dallapicula falaram sobre o futuro do mercado de locações no Brasil. (Arthur Louzada)

Entre as ideias para ajudar o mercado a “surfar a onda do aluguel”, Werneck ressaltou as novas plataformas digitais que têm entrado nesse mercado de forma cada vez mais competitiva. Ele acredita que o mercado está se adaptando a esse modelo de negócios chamado de “flex stay” (moradia flexível), principalmente através da profissionalização e do conhecimento que as empresas e os profissionais de locação tradicional oferecem.

Durante o bate-papo, mediado pela editora adjunta do Hub Imobi, Karine Nobre, o presidente eleito do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Creci-ES), Aurélio Capua Dallapicula, reforçou que trabalhar com locação não é simples, como muitos pensam, e que a falta de confiança em plataformas digitais pode ser um fator decisivo na mente dos proprietários de imóveis.

Relevância do setor

Com a apresentação da editora adjunta do Estúdio Gazeta, Lara Rosado, o evento foi aberto pelo diretor de Mercado da Rede Gazeta, Marcio Chagas. Contente em ver o auditório cheio, ele relembrou que, desde o primeiro ano, em 2020, o Talk Imóveis tem uma estreita parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), e, nesta edição, não poderia ser diferente. 

“Este evento tem um papel fundamental para o mercado imobiliário capixaba, setor que se mostrou ser altamente resiliente frente às instabilidades que enfrentou nos últimos anos. Mesmo com a taxa de juros (Selic)atingindo dois dígitos, os empreendimentos não param de ser lançados em diferentes regiões do Estado, e a demanda por imóveis residenciais e, sobretudo, os comerciais continua alta”, analisa.

Talk Imóveis 2023
Eduardo Fontes, Marcio Chagas e Aurélio Dallapicula, durante o Talk Imóveis 2023. (Arthur Louzada)

O presidente da Ademi-ES, Eduardo Fontes, observou que o Talk Imóveis tem uma incumbência fundamental de discutir temas que compõem a “espinha dorsal” do mercado imobiliário capixaba, e antecipou que o momento é de otimismo. “Com a tendência na queda da taxa da Selic, com a inflação controlada e, por consequência, com o crescimento no crédito imobiliário, estamos otimistas para 2024”, avalia.

Além disso, o diretor de Negócios e Recuperação de Ativos do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Carlos Artur Hauschild, também participou da abertura e comentou sobre a importância do mercado de crédito para o desenvolvimento do Estado como um todo. “É um período de sinergia no ES. Com o Banestes sendo o banco que oferece a melhor taxa do Brasil e que, em apenas os nove primeiros meses de 2023, alcançando 50% de toda a marca histórica da instituição, é sinal de que estamos gerando mais empregos, mais renda e mais desenvolvimento”, afirma.

Talk Imóveis 2023
Carlos Artur Hauschild salientou como o desenvolvimento do mercado imobiliário impacta no crescimento econômico de todo o ES. (Arthur Louzada)

A gerente e a coordenadora de conteúdo do Estúdio Gazeta, Mariana Perini e Flávia Martins, falaram sobre a editoria Hub Imobi. “O Talk Imóveis é muito mais do que um simples evento; ele é um dos braços mais importante do Hub Imobi, que, por sua vez, está sempre em busca das novidades do mercado, mostra as principais tendências e conta com colunas das mais importantes entidades do setor, seja no portal on-line, seja nas redes sociais, seja no grupo de WhatsApp e, agora, na revista impressa e digital, que trará a cobertura completa deste evento”, observa Mariana.

O gerente de Audiência e Inteligência de Mercado da Rede Gazeta, Aldo Muñoz, falou sobre uma pesquisa inédita sobre o setor imobiliário capixaba, realizada pela Rede Gazeta, que será divulgada na Revista Hub Imobi, nas versões impressa e digital.

Talk Imóveis 2023
Mariana Perini e Flávia Martins, do Estúdio Gazeta, e Aldo Muñoz, da Inteligência de Mercado da Rede Gazeta, falaram sobre pesquisa inédita que será divulgada em revista impressa e digital. (Arthur Louzada)
Talk Imóveis 2023(Arthur Louzada)

BRENO ALEXANDRE, GABRIEL MAZIM e VITOR GEGÓRIO são alunos do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta e foi supervisionada pela editora do Estúdio Gazeta Flávia Martins.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais