De acordo com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, quem tem interesse em abrir uma empresa hoje na cidade faz o envio de seu projeto on-line, de forma a parametrizá-lo ao PDU da região informada.
De acordo com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, quem tem interesse em abrir uma empresa hoje na cidade faz o envio de seu projeto on-line, de forma a parametrizá-lo ao PDU da região informada. Crédito: Jansen Dias Lube/Prefeitura de Vitória

Vitória melhora ambiente de negócios para ampliar desenvolvimento

Prefeitura da Capital investiu em inovação para dar maior velocidade à abertura de empresas. Em alguns casos, é possível ter o projeto aprovado em até 48 horas

  • Prefeitura de Vitória

  • Estúdio Gazeta

    O Estúdio Gazeta é o time de produção de conteúdo para anunciantes da Rede Gazeta, com estrutura independente da Redação de A Gazeta/CBN.
Publicado em 08/09/2021 às 04h40

Seja na recepção de turistas, seja na capacidade de atrair empresas, Vitória alcança os 470 anos em forma para não apenas encantar: a ideia é cativar, tanto as pessoas físicas, como as jurídicas e fortalecer a vocação da Capital como polo de desenvolvimento.

“Vitória hoje é a única cidade que oferece licenciamentos através de graus de risco. Isso é uma demanda antiga do setor produtivo. Quem tem interesse em abrir uma empresa hoje na cidade faz o envio de seu projeto on-line, de forma a parametrizá-lo ao PDU da região informada. Automaticamente, o sistema faz uma análise, que pode aprovar ou devolver o projeto para alterações necessárias”, explica o prefeito Lorenzo Pazolini.

Com a novidade, o processo de abertura de empresas na cidade ganhou velocidade. Em alguns casos, é possível ter o projeto aprovado em até 48 horas. Dessa forma, a cidade aumenta seu potencial de atração e retenção de empresas, assim como também o de geração de emprego e renda.

A atual gestão municipal também realizou mudanças operacionais nos processos de licenciamento ambiental para melhorar o ambiente de negócios na cidade. Licenças passaram a ser emitidas com prazos mais ágeis graças à desburocratização dos processos. Para atividades de baixo potencial poluidor, realizadas em áreas de até 300m², o documento pode ser liberado em uma semana.

“Ficou claro para nós que o investidor estava deixando de escolher Vitória em razão da excessiva burocracia. Hoje, temos um ambiente de negócios favorável, pois o setor produtivo acredita e investe na cidade”, reforça Pazolini.

Outro importante fator que contribui para o desenvolvimento da cidade é a segurança. Foi criado o Núcleo de Inteligência da Guarda, que, junto da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), agrega informações importantes para a realização de prisões e identificação de suspeitos.

A Guarda Civil Municipal foi reestruturada, recebeu novos equipamentos e veículos e passou a ter uma unidade de elite, a ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, que recebeu treinamento e formação em parceria com as Polícias Rodoviária Federal e Civil, e Secretaria Estadual de Justiça. A ROMU atua em situações de conflito e em locais de maiores riscos, o que vai contribuir para reduzir cada vez mais os índices de violência na Capital. Também cumpre mandados de prisão a partir de informações do Núcleo de Inteligência.

A logística das equipes de rua foi reorganizada. Agentes que estavam em atividades administrativas passaram a atuar operacionalmente, o que resultou no aumento de 35% no efetivo nas ruas. Novos pontos base foram definidos e ações prioritárias foram elencadas de acordo com as demandas.

O trabalho sistematizado resultou no aumento de quase 200% no número das câmeras do videomonitoramento, e de 145% das câmeras do estacionamento rotativo.

O resultado foi a redução em todos os índices criminais no primeiro semestre de 2021 na Capital, em comparação com o mesmo período de 2020. Resultados positivos, que incluíram prisões de criminosos procurados, apreensões de drogas e cabos de fios de cobre, recuperação de veículos roubados/furtados e mais operações.

PRESERVAÇÃO FAVORECE O TURISMO ECOLÓGICO

Considerando a riqueza natural de Vitória, a administração municipal inaugurou novos espaços contemplativos, como os mirantes do Parque da Fonte Grande.
Considerando riqueza natural de Vitória, a administração municipal inaugurou novos espaços contemplativos, como os mirantes do Parque da Fonte Grande. Esse da foto é o Mirante Sumaré. Crédito: Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória

Enquanto o ambiente de negócios apresenta melhora, cuidados com o meio ambiente também garantem melhor atmosfera para outra área que gera emprego e renda, o de turismo.

“Vitória é uma cidade voltada para o mar com cenários naturais muito bonitos. Temos 37 quilômetros de espaços territoriais protegidos. São quase 40% do nosso território. Isso nos reforça nossa responsabilidade para com a preservação em consonância com o potencial econômico que essa área tão importante oferece em termos de turismo ecológico”, aponta Tarcísio José Föeger, secretário municipal de Meio Ambiente da Capital.

Considerando essa riqueza natural, a Prefeitura inaugurou novos espaços contemplativos, como os mirantes do Parque da Fonte Grande.

Intensificou ainda os cuidados com um dos maiores patrimônios naturais da cidade, o manguezal, considerado o segundo maior do mundo entre os localizados em áreas urbanas, com 18 milhões de m² de extensão. Além de mais ações de fiscalização, as de preservação, manutenção e recuperação da vegetação de restinga, importante para a preservação de inúmeras espécies de vegetais e também de animais como o caranguejo, também aumentou.

“Nossas equipes implantaram uma nova agenda de fiscalizações e realizaram apreensões importantes nesses oito meses, com recuperação de animais em épocas de defeso e retirada de redes de pesca ilegais. Também estamos atuando na proteção da restinga nas praias, como em Camburi, especialmente porque é um tipo de vegetação que protege da erosão e ajuda na preservação de símbolos culturais da nossa cidade, pois está intimamente ligado, por exemplo, à produção de panelas de barro. Percebemos que a preservação ambiental se integra com a cultura e o turismo de uma forma global”, relaciona Föeger.

Orlas de Vitória encantam moradores e turistas

Praia de Camburi vista de cima.
Praia de Camburi. Leo Silveira/Prefeitura de Vitória
Praia de Camburi vista de cima.
Praia de Camburi. Leo Silveira/Prefeitura de Vitória
Entardecer na Praia de Camburi.
Praia de Camburi. Diego Alves/Prefeitura de Vitória
Praia da Ilha do Boi.
Ilha do Boi. Mariana Garcia/Prefeitura de Vitória
Praia da Ilha do Boi.
Ilha do Boi. Mariana Garcia/Prefeitura de Vitória
Praia da Ilha do Frade.
Ilha do Frade. Mariana Garcia/Prefeitura de Vitória
Praia da Guarderia.
Praia de Guarderia. Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Praia da Guarderia.
Praia de Guarderia. Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Entardecer na Praia de Camburi.
Praia de Camburi. Diego Alves/Prefeitura de Vitória
Praia da Ilha do Frade.
Ilha do Frade. Mariana Garcia/Prefeitura de Vitória
Praia do Iate Clube.
Praia do Iate Clube. Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Praia de Camburi.
Praia de Camburi. Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Praia de Camburi.
Praia de Camburi. Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.
Praia de Camburi.

Este é um conteúdo de responsabilidade do anunciante.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Prefeitura de Vitória Vitória (ES) Vitória 470 Anos abertura de empresas Inovação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.