> >
Sem ponte, caixas de bananas são transportadas de mão em mão em Iconha

Sem ponte, caixas de bananas são transportadas de mão em mão em Iconha

A ponte que liga as comunidades de Duas Barras e Retiro caiu com as últimas chuvas. Na manhã desta terça-feira (10), produtores rurais tiveram que atravessar o rio com a carga nas mãos para escoar a produção

Publicado em 10 de março de 2020 às 19:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Caixas de banana são carregadas para atravessar rio . (Reprodução )

As chuvas, que trouxeram grandes prejuízos ao município de Iconha, no Sul do Estado, continuam trazendo transtornos à população da região. Na manhã desta terça-feira (10), produtores rurais tiveram que atravessar uma carga de banana de mão em mão pelo Rio Iconha, para escoar a produção para Rio Novo do Sul.

Segundo um motorista que fazia o transporte da carga, a travessia que existia entre as comunidades de Duas Barras e Retiro, uma pequena ponte, foi levada pela água. O que sobrou no local foram muitas pedras, que impossibilitam a passagem de carros.

“Foram quase 1,2 mil quilos de banana atravessados a pé para o outro lado, onde um carro esperava para ir para Rio Novo do Sul, para um depósito. Depois da chuva, esta foi a segunda vez que tiveram que fazer a travessia a pé com as caixas de banana. Queríamos uma obra pelo menos paliativa”, contou o motorista que prefere não se identificar.

Não é a primeira vez que produtores rurais são obrigados a carregar a produção de mão em mão para passar por um rio. Em janeiro deste ano, em Alfredo Chaves, os produtores de banana de Quarto Território também enfrentaram a mesma situação.

OUTRO LADO

Este vídeo pode te interessar

A banana é uma das principais culturas do município. Desde as chuvas, segundo o secretário de Agricultura de Iconha, Leonardo José Caprini, a prefeitura trabalha para melhorar as estradas rurais. “O escoamento da produção não está parado, mas sabemos que os acessos estão difíceis. Neste caso, de Duas Barras, conseguimos colocar uma máquina para fazer uma limpeza, mas para a ponte provisória precisamos da ajuda da comunidade. As comunidades estão cedendo o eucalipto e a prefeitura cede maquinário e servidores para fazer o serviço”, informou o secretário.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais