> >
Fiéis relatam imagens religiosas intactas após enxurrada em Iconha

Fiéis relatam imagens religiosas intactas após enxurrada em Iconha

Segundo moradores, duas santas e um crucifixo foram encontrados no mesmo lugar que foram deixados, mesmo após a força da água mover móveis e até veículos

Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 19:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem de santa estava em meio à lama, após passagem de enxurrada. (Reprodução/ TV Gazeta)

Em meio ao cenário de destruição e sujeira deixado pela chuva que atingiu cidades do Sul do Espírito Santo na sexta-feira (17), moradores e comerciantes contabilizam os prejuízos e tudo que foi perdido. Mas, para alguns fiéis, o desastre deixou para trás sinais que reforçaram a confiança no poder divino. Em alguns imóveis, os moradores garantem ter encontrado imagens de santas intactas, mesmo a após a passagem de uma enxurrada que arrastou móveis, carros e destruiu casas.

Debaixo de muita lama, a comerciante Raiani Paganini encontrou a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa inteira.

“Quando a gente chegou aqui, que a gente viu o balcão todo destruído, não tinha nada em cima do balcão, só tinha lama, lama, lama. A gente foi apalpando o balcão e vendo se conseguia resgatar alguma coisa. A Nossa Senhora estava no meio da lama.

Para ela, só algo sobrenatural pode explicar como a imagem, tão pequena e frágil, resistiu à força da natureza.

“Isso é demais, porque [a enxurrada] mexeu com um balcão super pesado, e uma imagem tão pequena a correnteza não levou. É conforto para a gente, para seguir em frente, para o município inteiro ter força de reconstruir, de ter fé que ela sempre está aqui e não desampara a gente”, disse.

A aposentada Eliane Figueira e outras oito pessoas se abrigaram no telhado da casa onde moram, enquanto a água não parava de subir dentro da residência. Quando o volume baixou dentro do quarto dela, nada estava no lugar, a não ser o altar de Nossa Senhora de Fátima, segundo ela.

Aspas de citação

Tudo foi revirado dentro do quarto. Tudo, tudo, tudo. Mas nem o terço saiu da mão dela. Ela ficou coberta de água. Na hora que abri a janela aqui e vi, falei ‘não acredito

Eliane Figueira
Aposentada
Aspas de citação
Moradora disse que imagem foi encontrada intacta em casa . (Reprodução/ TV Gazeta)

No distrito de Bom Destino, interior de Iconha, a comerciante Cláudia Bayerl também relatou uma experiência parecida. A água chegou quase no teto da casa, e a única coisa que ficou no lugar foi uma cruz.

Aspas de citação

Da maneira que eu deixei, quando cheguei em casa no outro dia, ele estava no mesmo lugar. Com certeza vamos recomeçar e conseguir tudo de novo

Cláudia Bayerl
Comerciante
Aspas de citação

Diante desses relatos, os mais religiosos não têm dúvidas de que contaram com uma proteção especial. “Deus não desampara a gente. Ele sustenta, ele fica na sua vida. Pode ir tudo. Podem ir os bens materiais, mas ele fica. A presença dele, a presença de Nossa Senhora, ficam na nossa vida”, concluiu Raiani.

Crucifixo permaneceu no mesmo lugar, segundo moradora. (Reprodução/ TV Gazeta)

SITUAÇÃO DE ICONHA

Iconha foi um dos municípios mais afetados pelo chuva em todo o Espírito Santo. Junto com Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul, a cidade está sob decreto de estado de calamidade pública.

Quatro das sete mortes provocadas pelas chuvas aconteceram no município, que tem mais de 1 mil pessoas fora de casa.

Este vídeo pode te interessar

Por Mõnica Camolesi, da TV Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais