> >
Empresa responsável por barragem promete visitar famílias de Alegre

Empresa responsável por barragem promete visitar famílias de Alegre

Intenção da empresa é esclarecer a população que a estrutura não corre risco de romper, tirar dúvidas, criar rotas alternativas e melhorar o plano de segurança da barragem de São João

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 16:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Queda de água na cheia da barragem de Francisco Gross, Alegre. (Reprodução/Vídeo do leitor)

A empresa Statkraft Energias Renováveis S/A, empresa responsável pela barragem PCH Francisco Gros, em Alegre, na Região do Caparaó, vai fazer visitas às famílias que moram no entorno da estrutura a partir desta quarta-feria (19). A intenção da empresa é esclarecer dúvidas, ouvir a população e melhorar o plano de segurança da barragem.

O risco de rompimento da barragem de São João, como é conhecida, durante as chuvas que atingiram o Sul do Estado, deixou os moradores da região com medo de uma inundação de localidades de Alegre. A empresa chegou a emitir um alerta de situação de emergência de risco de rompimento da estrutura, mas dias após a verificação da estrutura, o alerta foi encerrado.

O diretor de operação e manutenção da Statkraft, responsável pela PCH, Vito Joseph Mandilovich, afirmou que a comunicação entre a população e a empresa não foi eficiente e abriu espaço paras falsas informações. Por conta disso, afirma que uma empresa terceirizada fará visitas às famílias de Rive, Placa e São João do Norte. A intenção é esclarecer dúvidas, traçar rotas alternativas e cadastramento social de toda a área de influência.

Barragem de Francisco Gross, em Alegre, antes da cheia. (Reprodução Google Street View)

Durante a cheia, a empresa registrou que passou pela barragem um volume igual a 20 piscinas olímpicas por minuto, porém, afirmou que a quantidade é inferior ao que a barragem suporta. “Não há e não houve risco à barragem. A gente deu espaço para que notícias falsas entrassem. Vamos fazer a revisão do plano de ação incluindo o que colhermos nas conversas com a população”, disse.

Este vídeo pode te interessar

Uma nova análise, feita por uma empresa contratada, fará inspeção total para atestar as estruturas de toda a barragem.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais