> >
Distrito de Princesa em Rio Novo do Sul ainda está sem energia

Distrito de Princesa em Rio Novo do Sul ainda está sem energia

Moradores ainda enfrentam a falta de energia elétrica, estradas de difícil acesso e o risco de ficar sem alguns alimentos, após chuvas na região

Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 20:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Princesa, distrito do interior de Rio Novo do Sul. (Reprodução/Tv Gazeta Sul)

Quatro dias após a forte chuva que atingiu a Região Sul, moradores ainda enfrentam a falta de energia elétrica e o risco de ficar sem alguns alimentos em Princesa, distrito do interior de Rio Novo do Sul. O principal acesso, a ES 375, ainda está interditada e a alternativa por estrada de terra está com difícil acesso.

Desde sexta-feira (17), as 120 famílias de Princesa estão sem energia elétrica, seis ficaram desalojadas e uma desabrigada. A lavradora Donizete Maria ainda não acredita na destruição causada pela enxurrada. Ela foi orientada pela Defesa Civil a sair com a família de casa. Por pouco, a casa em que vive não foi atingida por um tronco de árvore. “Só via pau e pedra que passava aqui. Pedimos socorro, ficamos apavorados. Nunca vimos isso na vida”, comentou a lavradora.

Lavradora Donizete Maria ainda não acredita na destruição causada pela enxurrada. (Reprodução/Tv Gazeta Sul)

Sobre a falta de energia elétrica, a EDP informou por meio de nota que, no distrito, áreas estão isoladas e com acesso limitado com vias bloqueadas por árvores e desabamentos de terras. Eles estão utilizando drones para avaliar a situação dos locais. Hoje, 18 técnicos trabalham no local. O tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema elétrico. A EDP orienta a comunidade a não se aproximar dos cabos que, por conta da chuva, estão caídos.

Uma casa desabou no distrito. O pedreiro, Joacir Gonçalves, conta que uma vizinha estava na residência durante a chuva. Ela ficou com metade do corpo debaixo da terra e foi resgatada com vida pelos vizinhos. “Chega uma hora que tem levar a mão para o céu e se apegar em Deus que vai dar tudo certo. São só bens materiais”, disse o morador Joacir.

Casa desabou no distrito. (Reprodução/Tv Gazeta Sul)

ABASTECIMENTO

No mercado da pequena comunidade já não há mais carne e produtos começam a faltar. Para minimizar o desabastecimento, a prefeitura montou um ponto de apoio para os moradores para doações. Estão distribuindo cestas básicas, água e comida. “Nós montamos uma base em Princesa para receber e doar alimento, água, roupas, para que essas famílias se abasteçam. Esse é o suporte que está sendo dando”, comentou o prefeito Thiago Fiório.

ESTRADA

O principal acesso à comunidade de Princesa, a ES 375 está bloqueada no km 21, pois um trecho da pista cedeu. O único acesso possível para chegar no distrito é uma estrada alternativa de terra, mas que está em condições ruins, com muitas quedas de barreiras de terra. Por meio da via, são 20 quilômetros de pista e em alguns pontos somente conseguem passar carros tracionados.

Crateras se formou onde haviam estradas rurais. (Reprodução/Tv Gazeta Sul)

Este vídeo pode te interessar

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER) alerta que as pessoas não devem tentar atravessar a rodovia. A reconstrução da via deve demorar mais de um mês, segundo o órgão, e a alternativa é passar por Cachoeiro de Itapemirim.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais