ASSINE

Veja os membros do MPES que disputam vaga de desembargador no ES

Promotores e procuradores de Justiça vão eleger lista sêxtupla no próximo dia três. Entenda como funciona a escolha

Data: 27/12/2019 - ES - Vitória - Fachada da sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo
Membros do MPES vão escolher seis dos nove; TJES vai eleger uma lista tríplice e o governador vai escolher o novo desembargador ou desembargadora. Crédito: Carlos Alberto Silva

Nove membros do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) se inscreveram para disputar uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça (TJES). O prazo de inscrições para a formação da lista sêxtupla terminou nesta segunda-feira (23) e a reportagem de A Gazeta obteve os nomes dos inscritos.

Dos nove, os seis mais votados pelos próprios promotores e procuradores do MPES vão compor uma relação a ser enviada ao Tribunal. Lá, os desembargadores vão votar e escolher três. A definição sobre qual deles vai ser o novo desembargador ou desembargadora cabe ao governador Renato Casagrande (PSB).

O MPES publicou, na última quarta-feira (18), o edital que oficializou a disputa. Podiam se inscrever promotores ou procuradores de Justiça com ao menos dez anos de carreira.

A eleição da lista sêxtupla está marcada para o dia 3 de setembro. 

A cadeira a ser preenchida por um egresso do MPES surgiu após a aposentadoria do desembargador Sérgio Gama que, antes de chegar à Corte, atuou por 26 anos no Ministério Público.

A Constituição Federal determina que 1/5 das vagas dos Tribunais de Justiça seja destinado a membros do MPES e à advocacia. Com o TJES tem 30 cadeiras, três são devidas a promotores ou procuradores de Justiça e outras três à classe dos advogados.  

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.