Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Executivo municipal

Serra vai reduzir comissionados em 10% e proibir até coffee break

Novo prefeito da cidade, Weverson Meireles publicou decreto criando comitê para avaliar e diminuir despesas; contratos da administração também serão revistos

Publicado em 03 de Janeiro de 2025 às 18:30

Tiago Alencar

Publicado em 

03 jan 2025 às 18:30
Weverson Meireles, prefeito eleito da Serra
Weverson Meireles planeja reduzir gastos da administração municipal Crédito: Vitor Jubini
Um decreto publicado nesta sexta-feira (3) pelo novo prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), traz medidas que visam ao contingenciamento de despesas na cidade. O documento cria o Comitê Extraordinário de Avaliação do Gasto Público (Comex). O grupo ficará responsável por avaliar e propor medidas relacionadas à gestão de gastos com pessoal, incluindo estrutura de cargos, salários e benefícios concedidos a servidores do município.
O comitê terá como uma de suas principais metas reduzir em 10% a quantidade de cargos comissionados nomeados na administração direta e indireta, identificando cargos redundantes ou de baixa eficácia. Ainda caberá ao grupo diminuir, também em 10%, o valor total dos contratos contínuos vigentes, desde que mantida a qualidade dos serviços prestados à população.
Na parte em que trata especificamente sobre o contingenciamento de despesas na cidade, o decreto lista uma série de medidas de racionalização e controle de despesas a serem adotadas por todos os órgãos do Executivo, entre as quais até mesmo a proibição de coffee breaks e bufês na administração. 
Veja as principais medidas abaixo:
I - restrições gerais:
  • a) a contratação de consultorias externas, salvo em casos autorizados pelo Comex e desde que comprovada a necessidade;
  • b) a celebração de aditivos contratuais que aumentem o valor inicial, salvo os necessários para manter o equilíbrio econômico-financeiro, conforme previsto em lei;
  • c) a realização de eventos que envolvam custos com bufê, coffee break, locação de espaços e serviços correlatos;
  • d) a celebração de novos contratos de locação de imóveis que impliquem acréscimo de despesas;
  • e) a cessão, prorrogação de convênios, termos de cooperação técnica ou equivalentes, que gerem novas despesas, salvo os estritamente necessários e aprovados pelo Comex.
II - limitações orçamentárias os órgãos e entidades municipais deverão limitar o valor empenhado agregado de despesas com:
  • a) locação de veículos e combustível;
  • b) passagens e diárias;
  • c) contratos de vigilância, limpeza e conservação;
  • d) telecomunicações e serviços de tecnologia da informação;
  • e) materiais de consumo e demais despesas acessórias.
III - do apoio a eventoso apoio a eventos culturais, esportivos, religiosos, ou de promoção ao turismo poderá ocorrer em respeito as seguintes condições:
  • a) exclusivamente para eventos constantes do calendário de eventos do município;
  • b) as despesas totais custeadas pelo município, tais como estrutura, palco, som, iluminação, shows, serão limitadas a 60% do valor gasto no ano anterior, para o mesmo evento;
  • c) a secretaria interessada em realizar ou apoiar o evento deverá apresentar à Comex , em até no mínimo 60 dias, a solicitação de liberação de recursos para tal finalidade.
Medidas voltadas para a redução de gastos na gestão da Serra já haviam sido antecipadas por Weverson em entrevista para reportagem de A Gazeta, poucos dias antes de sua posse como prefeito da cidade.
Serra vai reduzir comissionados em 10% e proibir até coffee break
Menos de uma semana após a publicação da conversa do pedetista em A Gazeta, o então prefeito Sergio Vidigal (PDT), incentivador da candidatura de Weverson e seu mentor político, exonerou 800 servidores comissionados. O ato de desligamento dos trabalhadores foi publicado em 30 de dezembro, às vésperas de deixar o comando da prefeitura.

Despesas X receita

 Dados do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), consultados pela reportagem nesta sexta-feira, mostram que o caixa da Prefeitura da Serra, em 2024, no período avaliado pela Corte, bateu o limite constitucional de alerta.
Embora apareça no painel do TCES em situação confortável no que se refere especificamente aos gastos com pessoal, por exemplo, as despesas totais da cidade alcançavam a quase 90% da receita em 2024. Conforme a Corte, cujos dados sobre as cidades são atualizados diariamente, o município tinha gastado, até então, R$ 2,20 bilhões dos R$ 2,48 bilhões previstos no Orçamento do ano passado. As despesas corresponderam a exatos 88,74% das receitas.
A Constituição prevê que, ao ultrapassar 85%, o Poder Executivo deve implementar medidas de ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas.

Recursos para áreas prioritárias

Ao comentar a publicação do decreto, o prefeito afirma que a expectativa é que o corte de gastos possibilite que mais recursos possam ser direcionados para áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“Estamos saindo de uma gestão altamente positiva, organizada e bem avaliada. É fundamental preservar a qualidade dos gastos e converter toda a economia gerada em serviços para atender à nossa população, que está em constante crescimento,” destaca.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Afronta
Cais das Artes recebe festival de artes integradas com MC Afronta e foco no protagonismo de mulheres negras
Artista Josélia Andrade
Mostra gratuita em Vitória usa performance para refletir sobre violências contra mulheres negras
Imagem de destaque
Bairros planejados ganham força no Brasil: 5 vantagens que explicam a alta procura por esse modelo de moradia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados