> >
Podemos vai abrir processo para expulsar senadora Rose de Freitas

Podemos vai abrir processo para expulsar senadora Rose de Freitas

Partido é contrário à reeleição de presidentes do Senado e da Câmara, mas senadora, que é aliada de Davi Alcolumbre (DEM), protocolou PEC que permite o segundo mandato consecutivo nos comandos das Casas

Publicado em 4 de setembro de 2020 às 21:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rose de Freitas durante sessão virtual no Senado
Rose de Freitas durante sessão virtual do Senado. (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Líder do Podemos no Senado, o senador Álvaro Dias informou, por meio de nota, nesta sexta-feira (04), que o partido vai iniciar um processo de expulsão da senadora Rose de Freitas da agremiação. A nota, de acordo com a assessoria de imprensa do Podemos, é endossada pela Executiva nacional.

O partido é contrário à reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, entretanto a parlamentar do Espírito Santo apresentou, na última quinta (03), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir que os chefes das Casas possam tentar se reeleger. O Senado é comandado por Davi Alcolumbre (DEM-AP) e a Câmara, por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo Dias, pedidos de expulsão da senadora foram protocolados pela deputada federal Patrícia Ferraz (Podemos-AP) e pelo vereador de Itápolis Ricardo Negrão (Podemos-SP). Na sessão da última quinta-feira, o senador havia lido uma nota  que expressava posicionamento contrário do partido à reeleição de presidentes no Congresso Nacional.

"Ferraz e Negrão justificam que Rose de Freitas desrespeitou as normas estatutárias; agiu sem ética e fidelidade partidária ao praticar ato de pré-campanha (em relação à eleição à presidência do Senado); e desrespeitou a deliberação e os interesses tomados pelo partido", registra a nota. Outros pedidos de expulsão da senadora estão chegando ao partido, diz ainda o texto, publicado no site de Alvaro Dias.

Ao site "O Antagonista", Rose disse nesta sexta que considera o posicionamento contrário à PEC da reeleição uma postura de Alvaro Dias e não do Podemos. Ela negou que esteja atuando para beneficiar Alcolumbre.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da senadora Rose de Freitas, mas até a publicação deste texto não houve retorno.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais