ASSINE

Podemos vai abrir processo para expulsar senadora Rose de Freitas

Partido é contrário à reeleição de presidentes do Senado e da Câmara, mas senadora, que é aliada de Davi Alcolumbre (DEM), protocolou PEC que permite o segundo mandato consecutivo nos comandos das Casas

Publicado em 04/09/2020 às 21h09
Rose de Freitas durante sessão virtual no Senado
Rose de Freitas durante sessão virtual do Senado. Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Líder do Podemos no Senado, o senador Álvaro Dias informou, por meio de nota, nesta sexta-feira (04), que o partido vai iniciar um processo de expulsão da senadora Rose de Freitas da agremiação. A nota, de acordo com a assessoria de imprensa do Podemos, é endossada pela Executiva nacional.

O partido é contrário à reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, entretanto a parlamentar do Espírito Santo apresentou, na última quinta (03), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir que os chefes das Casas possam tentar se reeleger. O Senado é comandado por Davi Alcolumbre (DEM-AP) e a Câmara, por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo Dias, pedidos de expulsão da senadora foram protocolados pela deputada federal Patrícia Ferraz (Podemos-AP) e pelo vereador de Itápolis Ricardo Negrão (Podemos-SP). Na sessão da última quinta-feira, o senador havia lido uma nota  que expressava posicionamento contrário do partido à reeleição de presidentes no Congresso Nacional.

"Ferraz e Negrão justificam que Rose de Freitas desrespeitou as normas estatutárias; agiu sem ética e fidelidade partidária ao praticar ato de pré-campanha (em relação à eleição à presidência do Senado); e desrespeitou a deliberação e os interesses tomados pelo partido", registra a nota. Outros pedidos de expulsão da senadora estão chegando ao partido, diz ainda o texto, publicado no site de Alvaro Dias.

Ao site "O Antagonista", Rose disse nesta sexta que considera o posicionamento contrário à PEC da reeleição uma postura de Alvaro Dias e não do Podemos. Ela negou que esteja atuando para beneficiar Alcolumbre.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da senadora Rose de Freitas, mas até a publicação deste texto não houve retorno.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.