> >
Podemos contraria Rose de Freitas e diz ser contra reeleição de Alcolumbre

Podemos contraria Rose de Freitas e diz ser contra reeleição de Alcolumbre

Senadora do ES apresentou proposta para mudar a Constituição e, assim, permitir a reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado, mas partido não apoia

Publicado em 4 de setembro de 2020 às 07:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Senadora Rose de Freitas durante sessão virtual do Senado
Senadora Rose de Freitas durante sessão virtual do Senado. (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Após a senadora Rose de Freitas apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir a reeleição do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o Podemos – partido da parlamentar – divulgou uma nota com posicionamento contrário à possibilidade. O documento é assinado pela Presidência da sigla e lideranças no Congresso.

A mudança seria necessária, pois, atualmente, a Constituição proíbe a recondução de um parlamentar para o mesmo cargo na mesma legislatura.

"Por bons e grandes que sejam os dirigentes, melhor é a República, maior é o Congresso! Ainda que se reconheçam seus méritos e conquistas, a reeleição indefinida apequena as Casas do Congresso, como instituições, e desvaloriza os seus membros, como se não fossem todos pares e não houvesse capazes e preparados para a direção das Casas", diz a nota.

O documento diz ainda que "a alteração das regras do jogo, assim como a sua casuística reinterpretação, para o favorecimento de quem está no poder é medida que se dissocia do espírito republicano que deve nortear a nossa política, com medidas como essas não podemos concordar."

A nota foi lida durante sessão do Senado pelo líder da sigla no Senado, Alvaro Dias (PR).

O parlamentar afirmou que o partido não assume posição contra ninguém, nem contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e "muito menos" contra Alcolumbre. "Estamos ao lado da Constituição, da postura republicana e da tese de alternância no Poder."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais