> >
Luciana Andrade toma posse como chefe do Ministério Público do ES

Luciana Andrade toma posse como chefe do Ministério Público do ES

Representante do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) foi reconduzida ao cargo, que já era ocupado por ela no último biênio (2020-2022)

Publicado em 2 de maio de 2022 às 19:27

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Procuradora-geral Luciana Andrade
Solenidade de recondução ao cargo da procuradora-geral de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade. (Carlos Alberto Silva)

A promotora de Justiça Luciana Andrade tomou posse, nesta segunda-feira (2), como procuradora-geral para o biênio 2022/2024, em solenidade no Centro de Convenções de Vitória. A representante do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) foi reconduzida ao cargo, que já vinha sendo ocupado por ela no último mandato.

Luciana é a primeira promotora de Justiça a ocupar o cargo de procuradora-geral de Justiça do MPES (no biênio anterior, entre 2020-2022). Candidata única, foi reeleita em 18 de fevereiro de 2022 para mais uma gestão à frente da Procuradoria-Geral de Justiça.

Membros e servidores do MPES, representantes de diferentes segmentos e autoridades capixabas e de outros Estados foram convidados e estiveram na solenidade. O governador do Estado, Renato Casagrande compareceu ao local.

Procuradora-geral Luciana Andrade
O governador Renato Casagrande e outras autoridades prestigiaram o evento. (Carlos Alberto Silva)

CURRÍCULO

Luciana Gomes Ferreira de Andrade é natural de Taubaté, em São Paulo. Ingressou no MPES em maio de 2003, como promotora de Justiça Substituta na Promotoria de Justiça de Vila Velha. Depois atuou em diversas comarcas do Estado, como: Barra de São Francisco, Águia Branca, Linhares, Aracruz, Montanha, Mucurici, Rio Bananal, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vitória, Cariacica, Serra e Viana.

Em 2011, foi promovida, por merecimento, para atuar na entrância especial. Trabalhou em diferentes áreas de atuação do Ministério Público no criminal, cível e infância e juventude. Atualmente é titular na matéria de execução penal na Promotoria de Justiça Criminal de Viana.

Integrou o Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep) do MPES, desde a criação, em 2006, o qual coordenou de 16 janeiro a 2 de maio de 2012. Deixou a coordenação do Getep para atuar na função de secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça de 2012 a 2020, nas gestões dos então procuradores-gerais de Justiça Eder Pontes da Silva e Elda Márcia Moraes Spedo.

Como secretária-geral foi responsável também pela supervisão das assessorias de Controle Interno, Legislativa e Gestão Estratégica do MPES, com destaque para a execução do plano de modernização contínua da instituição, em especial a promoção do realinhamento do planejamento estratégico da instituição e a implementação do Programa de Padronização da Rotina Administrativa (Propad) em todo o Estado.

Em 2020, foi a candidata mais votada por seus pares para a Procuradoria-Geral de Justiça, sendo nomeada para o cargo pelo governador Renato Casagrande em 25 de março daquele ano. No dia 4 de maio de 2020, no ápice da pandemia pelo Coronavírus-19, tomou posse como procuradora-geral de Justiça para o biênio 2020-2022.

Além da graduação em Direito pela Universidade de Taubaté/SP, é especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul e possui MBA em Gestão Sustentável nas Organizações pela Fucape. Também é mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha (UVV), cujo trabalho de conclusão trata do sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero. Atualmente é doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais