> >
Daniel da Açaí reassume o cargo de prefeito de São Mateus

Daniel da Açaí reassume o cargo de prefeito de São Mateus

Decisão do STJ,  publicada na terça (22), determinou a volta.  Segundo a prefeitura, Daniel já assumiu o cargo e voltou a trabalhar.  Apesar da decisão,  prefeito pode sair do cargo novamente caso o processo de impeachment contra ele seja aprovado

Publicado em 23 de dezembro de 2021 às 19:59

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Daniel da Açaí voltou ao cargo de prefeito de São Mateus nesta quinta.
Daniel da Açaí voltou ao cargo de prefeito de São Mateus nesta quinta. (Prefeitura de São Mateus)

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido), conhecido como Daniel da Açaí, que estava afastado do cargo, retornou à administração municipal nesta quinta-feira (23). A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a volta imediata de Santana, foi publicada na noite de terça-feira (22). Segundo a Prefeitura, Daniel  assumiu novamente o cargo e  já voltou a trabalhar.

A Prefeitura informou que para esta quinta e sexta-feira (24) as primeiras ações do prefeito foram agendar reuniões para definir sobre a força tarefa que irá realizar serviços emergenciais no município.

Daniel da Açaí estava afastado por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) desde o dia 1º de outubro, quando foi preso durante a Operação Minucius, da Polícia Federal, em 28 de setembro. Ele é suspeito de liderar uma organização criminosa que fraudava processos de licitação no município.

Segundo as investigações, o chefe do Executivo municipal se autocontratava através de empresas que pertencem a ele e estavam em nome de laranjas. As investigações apontam que os contratos movimentaram cerca de R$ 50 milhões.

A prisão foi revogada no dia 7 de outubro, mas ele seguia impedido de ir à prefeitura. O vice-prefeito de São Mateus, Ailton Caffeu (Cidadania), assumiu a administração da cidade após o afastamento.

No entanto, o presidente do STJ, o ministro Humberto Martins, determinou, em decisão liminar (provisória), “o imediato retorno ao exercício do mandato até o julgamento de mérito do habeas corpus impetrado”.

"Não se deve permitir que o afastamento de cargo eletivo possa configurar eventual antecipação da cassação do mandato, sem o exercício efetivo do contraditório e da ampla defesa na fase da instrução processual, o que seria incoerente com o respeito à decisão soberana tomada pelo povo no exercício democrático do voto, que não pode sofrer intervenção judicial sem um lastro probatório robusto", escreveu o ministro Humberto Martins, na decisão.

O QUE DIZ O PREFEITO

Daniel da Açai, por nota, afirma que provará sua inocência. “Estamos tranquilos quanto a isso. A Justiça está fazendo a parte dela e nós estamos fazendo a nossa, que é esclarecer tudo, com total transparência. Para se ter uma ideia, nenhum secretário da minha gestão foi indiciado. E cada secretário é ordenador das despesas de sua pasta”, disse.

PROCESSO DE IMPEACHMENT 

Apesar da decisão do STJ, o prefeito pode sair do cargo novamente caso o processo de impeachment contra ele, que tramita na Câmara Municipal de São Mateus, seja aprovado. A denúncia de impeachment foi aceita no dia 26 de outubro, por oito votos a dois, com base nas suspeitas investigadas pela Operação Minucius.

Se o impeachment for aprovado, e o prefeito perder o cargo, quem assume de forma definitiva é o vice, Ailton Caffeu (Cidadania), que já tomou posse interinamente da administração municipal durante o afastamento de Daniel da Açaí.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais