> >
Coronavírus: posse da nova chefe do MPES será transmitida pela internet

Coronavírus: posse da nova chefe do MPES será transmitida pela internet

A promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade vai comandar o Ministério Público Estadual pelo próximo biênio

Publicado em 27 de abril de 2020 às 18:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Promotora de Justiça Luciana Andrade
Promotora de Justiça Luciana Andrade foi a mais votada em lista tríplice e escolhida por Renato Casagrande para chefiar o MPES. (Helio Filho/Secom)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a posse da nova procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, na próxima segunda-feira (04), será realizada com público restrito e transmitida ao vivo pela internet.  A cerimônia ocorrerá no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), em Vitória, a partir das 10 horas. 

A pandemia tem alterado as solenidades em geral, e a própria realização de sessões  e atendimentos nos órgãos jurisdicionais. O MPES não está realizando atendimento presencial desde o dia 18 de março.

A nova procuradora-geral de Justiça foi escolhida pelo governador Renato Casagrande para estar à frente da instituição para o biênio de 2020 a 2022, e foi a mais votada em lista tríplice eleita pelos membros da instituição, com168 votos. Em seguida, estavam o promotor Marcello Souza Queiroz, que recebeu 146 votos, e em terceiro, o também promotor Adélcion Caliman, com 110.

De acordo com o MPES, a sessão solene será transmitida em tempo real em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus e da determinação das autoridades sanitárias para que sejam evitadas aglomerações. Os interessados poderão acompanhar a posse pelos canais oficiais do MPES no YouTube e no Facebook.

As cerimônias de posse dos tribunais nos tempos de coronavírus pelo país, nas últimas semanas, não estão tendo nenhum dos clássicos elementos desses eventos do Judiciário, marcados pela presença de muitas autoridades, discursos e filas de cumprimentos. Um exemplo foi o da posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no Distrito Federal, uma "posse de gabinete", sem os tradicionais ritos.

QUEM É A NOVA CHEFE DO MPES

Luciana Andrade ingressou no MPES em 2003. Foi nomeada secretária-geral do gabinete do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, e coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE).   A promotora é aliada do atual procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, que chegou a se inscrever para a disputa por mais um mandato, mas desistiu durante o processo eleitoral.

Luciana possui Graduação em Direito, pela Universidade de Taubaté (SP). É especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, possui MBA em em Gestão do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações pela Fucape,  e Mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha, com pesquisa sobre o sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais