> >
Casagrande e outros políticos do ES comemoram vitória de Joe Biden

Casagrande e outros políticos do ES comemoram vitória de Joe Biden

Governador publicou que resultado é "um bom sinal para a política mundial"; projeções apontaram o democrata como vencedor neste sábado (7) da campanha eleitoral americana

Publicado em 7 de novembro de 2020 às 15:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 Joe Biden venceu por unanimidade a votação em Dixville Notch
Joe Biden foi eleito presidente dos EUA, de acordo com projeções da imprensa norte-americana. ( Reuters/Folhapress)

Depois de as projeções da imprensa norte-americana apontarem que Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos da América (EUA), alguns políticos importantes do Espírito Santo repercutiram – de maneira positiva – o resultado. Anunciada no início da tarde deste sábado (7), a vitória do candidato democrata dará fim ao mandato de Donald Trump na Casa Branca.

Por meio das redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB) comemorou afirmando que o desfecho é "um bom sinal para a política mundial" e uma "derrota da prática do 'politicamente incorreto'". A não reeleição do republicano também foi interpretada como uma demonstração de que os eleitores estão "preocupados com o fortalecimento de instituições democráticas".

Quem também comentou a vitória de Joe Biden nas eleições americanas foi o senador Fabiano Contarato (Rede). Segundo ele, o resultado "renova as esperanças em um mundo com mais diálogo entre os diferentes e na retomada do multilateralismo, da defesa dos Direitos Humanos e de uma agenda ambiental ambiciosa".

Ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung fez um vídeo no qual ressalta a importância do resultado, não só para os EUA, mas para o todo o mundo. "Essa decisão fortalece o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação. É importante para fortalecer a batalha contra as mudanças climáticas e para enfrentar o terrorismo", disse.

NO TWITTER: BIDEN RECONHECE VITÓRIA

Depois de quase quatro dias de apuração, o candidato Joe Biden conseguiu mais de 270 votos do colégio eleitoral norte-americano, após uma virada no Estado da Pensilvânia. Por volta das 13h50 (horário de Brasília), o democrata também usou o Twitter para reconhecer a própria vitória, em uma publicação com tom conciliador e de unificação.

Em tradução livre, ele afirmou: "América, estou honrado de ter sido escolhido para liderar o nosso maravilhoso país. O trabalho pela frente será duro, mas prometo a vocês: eu serei o presidente de todos os americanos, independentemente de você ter votado em mim ou não. Vou corresponder à confiança que foi depositada em mim".

Do outro lado da disputa, o republicado Donald Trump ainda não reconheceu publicamente a derrota. A última publicação dele, aliás, vai na contramão desse posicionamento. Nos últimos dias, o atual presidente tentou suspender a contagem de votos com uma ação na Justiça e afirmou – sem apresentar qualquer tipo de prova – que estariam tentando roubar as eleições.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais