ASSINE

Autoridades políticas, OAB-ES e Ufes lamentam morte de Bete Rodrigues

A profissional de comunicação faleceu às 21h deste domingo (12), na casa dela, na Praia do Canto, em Vitória

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 13/09/2021 às 15h54
Bete Rodrigues ficou conhecida pelas campanhas políticas que comandou no Espírito Santo
Bete Rodrigues ficou conhecida pelas campanhas políticas que comandou no Espírito Santo. Crédito: Reprodução/Facebook

A morte da profissional de comunicação foi confirmada às 21h deste domingo (12), na casa dela, na Praia do Canto, em Vitória. Segundo o filho Pedro Roque, Bete estava tratando uma infecção urinária forte, mas tinha apresentado melhora.

Ela sentiu-se mal quando estava deitada. O filho contou que chegou a fazer massagem cardíaca na mãe por cerca de dez minutos até a chegada do socorro, mas ela não resistiu. Ele acredita que Bete foi vítima de uma parada cardíaca.

HOMENAGENS

Em publicação nas redes sociais, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lamentou o falecimento da jornalista. O chefe do Executivo estadual relembrou que trabalhou com a marqueteira política por duas ocasiões.

"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento da jornalista e publicitária Bete Rodrigues. Uma profissional de grande competência, cuja genialidade marcou o marketing político no Espírito Santo", comenta.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Erick Musso, também se manifestou sobre a morte de Bete em uma rede social nesta segunda-feira (13). "Meus sentimentos à família e amigos mais próximos e que Deus esteja confortando o coração de todos nesse momento difícil da dor da perda", 

Em seu site oficial, a Administração Central da Ufes registrou que Bete Rodrigues era professora aposentada da instituição federal. Em nome de toda a comunidade acadêmica, a universidade manifestou solidariedade aos familiares e amigos da jornalista.

O texto destaca que Bete foi uma das pioneiras do curso de Comunicação Social, lecionando no período em que o curso ainda era vinculado ao Departamento de Administração, entre 1975 e 1980. Também foi assessora de Comunicação do reitor José Weber Freire Macedo, durante sua primeira gestão, de 1996 a 1999.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), Bete Rodrigues “foi um gênio da comunicação política no Espírito Santo e no Brasil. Era uma criadora de estilo, renovadora de linguagens e uma mensageira da esperança”.

Por nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, disse que recebeu a notícia com “profunda tristeza e pesar”. O texto ressalta os valores e experiências profissionais de Bete. Confira a nota na íntegra:

Recebo com profunda tristeza e imenso pesar a notícia do falecimento da querida jornalista e publicitária Bete Rodrigues, uma brilhante profissional, que fez história na área de Comunicação no Estado, como fundadora do curso de Comunicação Social da UFES, editora de A Gazeta e coordenadora de marketing de inúmeras campanhas eleitorais, entre elas as de todos os governadores do ES desde 1990. De inteligência marcante, Bete tinha uma grande capacidade de ressaltar as qualidades das pessoas com quem trabalhava. Era extremamente atenta e criativa e tinha sempre um olhar humano privilegiado. Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de profunda dor.

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT-ES), também manifestou pesar pela perda da profissional de comunicação.

"Infelizmente perdemos a jornalista, publicitária e especialista em marketing político, Bete Rodrigues. Um nome que será lembrado pela condução de campanhas políticas vitoriosas no Espírito Santo. Seu trabalho será sempre referência para todos nós. Fica a gratidão por todo carinho e dedicação que sempre teve para comigo e minha esposa, Sueli. Meus sentimentos aos familiares."

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, porta-voz do Rede Sustentabilidade ES, também lamentou o falecimento. 

"Sou muito grato a Bete. Ela fez a minha campanha para deputado federal, em 2010, quando fui o mais votado do Espírito Santo, graças a seu trabalho e dedicação. Era uma excelente profissional, reconhecida por sua competência técnica. Deu uma grande contribuição não apenas para a minha trajetória, mas para a política do Espírito Santo e a sociedade em geral", disse, por nota.

Bete Rodrigues, jornalista

Data: 29/6/2006 - Elizabeth Rodrigues (Bete Gorda), marketeira política - Editoria: Política - Foto: Gildo Loyola - Neg. 44227 - Jornal A Gazeta - . - .
29/6/2006 - Elizabeth Rodrigues marketeira política. Gildo Loyola/Arquivo A Gazeta
Data: 01/11/2004 - ES -  Vitor Hugo  - Bete Rodrigues - jornalista - Editoria: Cidades - Foto: Gabriel Lordello - Jornal A Gazeta
01/11/2004 - Bete Rodrigues - jornalista. Gabriel Lordello/Arquivo A Gazeta
Data: 17/09/2006 - ES - Vitória - Bete Rodrigues acompanhado a caminhada de Paulo Hartung, na orla da Praia de Camburi - Editoria: Politica - Foto: Gildo Loyola - GZ
17/09/2006 - Bete Rodrigues acompanhado a caminhada de Paulo Hartung, na orla da Praia de Camburi. Gildo Loyola/Arquivo A Gazeta
Data: 11/09/2006 - ES - Vitória - Bete Rodrigues responsável pela campanha politica de Paulo Hartung - Editoria: Politica - Foto: Gildo Loyola - GZ
11/09/2006 - Bete Rodrigues responsável pela campanha politica de Paulo Hartung . Gildo Loyola/Arquivo A Gazeta
 11/09/2006 - Bete Rodrigues responsável pela campanha politica de Paulo Hartung
 11/09/2006 - Bete Rodrigues responsável pela campanha politica de Paulo Hartung
 11/09/2006 - Bete Rodrigues responsável pela campanha politica de Paulo Hartung
 11/09/2006 - Bete Rodrigues responsável pela campanha politica de Paulo Hartung

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Bete ficou conhecida pelas campanhas políticas que comandou no Espírito Santo e em outros estados do país a partir da década de 1980. 

Foi ela quem coordenou as campanhas de todos os governadores eleitos no ES desde 1990: Albuino Azeredo (1990), Vitor Buaiz (1994), José Inácio Ferreira (1998), Paulo Hartung (2002), reeleição do governador Paulo Hartung (2006), Renato Casagrande (2010) e Paulo Hartung (2012).

Ela também trabalhou como editora em A Gazeta e atuou na fundação do curso de Comunicação Social da Ufes.

Além de Pedro Roque, Bete deixa outros dois filhos. O enterro está marcado para as 16h30 no cemitério Jardim da Paz, na Serra.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.