> >
Zagueiro do Real Noroeste é detido após confusão em jogo da Série D no ES

Zagueiro do Real Noroeste é detido após confusão em jogo da Série D no ES

Vinicius Leandro foi algemado e detido por policiais militares que faziam a segurança da partida, disputada em Nova Venécia neste domingo (19)

Publicado em 20 de junho de 2022 às 09:41- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Zagueiro Vinicius Leandro, do Real Noroeste, foi detido depois da partida deste domingo (19)
Zagueiro Vinicius Leandro, do Real Noroeste, foi detido depois da partida deste domingo (19). (Leitor de A Gazeta)

A vitória do Nova Venécia sobre o Real Noroeste por 2 a 1 no estádio Zenor Rocha, em Nova Venécia, neste domingo (19) foi marcada por muitos pontos positivos dentro de campo para os donos da casa. Com a vitória, o Leão do Norte se manteve na liderança do Grupo 6 e o primeiro gol do jogo, de Arthur, foi eleito o Gol do Fantástico. Fora de campo, porém, a partida teve um episódio lamentável.

O zagueiro Vinícius Leandro, do Real Noroeste, foi contido e algemado por policiais militares após reclamar da arbitragem. O jogo teve polêmicas envolvendo a arbitragem que foram decisivas para a derrota da equipe de Águia Branca.

Após o apito final da partida, quando foi questionar o trio de arbitragem por conta das decisões controversas, Vinícius Leandro foi detido pelos agentes. O motivo teria sido desacato aos militares que faziam a segurança da partida.

O clima começou a esquentar ainda no primeiro tempo, quando o árbitro Osimar Moreira da Silva Júnior expulsou o goleiro Weide Andrade e assinalou pênalti para o Nova Venécia. A decisão demorou cerca de cinco minutos para ser confirmada, após a reclamação dos jogadores do Real. Na cobrança, o goleiro Waldson defendeu a finalização de Arhtur.

Na ida para o intervalo, uma nova confusão se formou em volta do juiz, envolvendo inclusive o presidente do Real Noroeste, Flaris Olímpio da Rocha, que foi contido pelo zagueiro Vinícius Leandro. No fim do jogo, o defensor acabou sendo detido pela Polícia Militar.

O QUE DIZ A PM

Polícia Militar explicou que o atleta tentou furar o bloqueio de militares que faziam a escolta da equipe de arbitragem do jogo para brigar com outro jogador. Ele foi impedido pelos policiais que exigiram que ele saísse do campo. "No entanto, ao se retirar, o homem proferiu xingamentos e desrespeitou os policiais, que deram voz de prisão", disse a corporação.

Segundo a corporação, Vinicius Leandro resistiu à ação dos policiais e incitou outras pessoas para que impedissem que ele fosse detido. Por isso, conforme a polícia, foi necessário uso de força para conter o atleta. "O homem foi encaminhado a Delegacia Regional, onde confirmou ter tido uma atitude indevida e se desculpou com a equipe. Ele assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado", completou a nota da PM.

JOGADOR RELATA TRUCULÊNCIA EM ABORDAGEM POLICIAL

Vinicius Leandro afirmou que não houve briga e que ele estava apenas conversando com jogadores adversários quando a abordagem aconteceu. O zagueiro apontou que houve truculência na abordagem dos policiais. Ele disse que os militares usaram os escudos para empurrar os atletas e até deram tapas nos jogadores. Ele admitiu que disse um palavrão para o policial.

"O policial agiu de uma forma que não deveria, pois não estava tendo brigas e sim estávamos conversando e querendo entender a decisão do árbitro no lance do jogo. Com isso, os polícias chegaram dando com os escudos na gente e dando tapa em nossos peitos para afastar, eu recebi um e disse que o policial estava abusando da autoridade fazendo aquilo. Em seguida falei um palavrão, ele se sentiu ofendido, veio me dando voz de prisão por desacato e mandou me algemar", argumentou, em entrevista ao ge.

O QUE DIZ O REAL NOROESTE

De acordo com uma nota emitida pela diretoria do Real Noroeste, após o registro do boletim de ocorrência e duas horas de espera, o zagueiro foi liberado. No documento publicado pelo clube consta que Vinícius foi acusado injustamente por um dos policiais militares de desacato. O time nega a acusação e afirma que o defensor foi vítima de abuso de autoridade pelo policial. Confira a nota completa abaixo:

Se não bastassem os erros da arbitragem que descaradamente prejudicaram a equipe do Real Noroeste, após o apito final, como é de costume, os atletas do Real Noroeste cumprimentam os atletas adversários, que por vezes são amigos próximos, e foi exatamente isso que o atleta Vinícius Leandro fez. Ao contrário do que foi veiculado em mídias, o zagueiro Vinícius Leandro não estava reclamando com a arbitragem, tanto é que não há relatos na súmula de jogo sobre tal situação. Pois bem, em que pese todo empenho da PM em promover a segurança pública em eventos desportivos, ficou comprovado que, no jogo do Nova Venécia contra o Real Noroeste, em 19/06/2022, há completo despreparo por parte de alguns militares.

O atleta Vinícius Leandro sofreu abuso de autoridade por parte de determinado militar, que ao que parece, entendeu que estava havendo uma discussão entre o zagueiro Vinícius e um atleta do Nova Venécia, (sendo que o que de fato estava acontecendo era um cumprimento de amigos (risadas altas e abraços)), com essa situação o zagueiro tentou explicar que não estava acontecendo nada e o militar entendeu que o referido atleta tinha o desacatado (o que não ocorreu), e decidiu por imobilizar, algemar (embora o atleta não tenha oferecido resistência, ou mesmo demonstrado agressividade para o uso de algemas – o que mais uma vez comprova o despreparo do militar, nesse caso) e conduzi-lo à DEPOL, onde foi lavrado BO e em seguida (após mais de 2hs) o atleta foi liberado.

O Real Noroeste reafirma que não permitirá que seus atletas, membros de comissão técnica ou staff sofra arbitrariedades por quem quer que seja, e está tomando as medidas legais cabíveis ao caso, tanto em relação a vexatória condução do zagueiro Vinícius Leandro a Delegacia, quanto aos erros cometidos pela arbitragem.

Com informações do ge/ES

Errata Atualização
22 de junho de 2022 às 07:37

Após a publicação da reportagem, o atleta e o time se manifestaram sobre o caso. O texto foi atualizado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais