ASSINE

Veja os modelos de carros mais roubados no Espírito Santo em 2021

Levantamento realizado pelo Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e Espírito Santo aponta os modelos mais visados pelos criminosos no Estado; veja a lista completa

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 08/11/2021 às 12h45
Carros roubados
HB20, Strada, Etios e Corolla estão no topo da lista dos modelos mais roubados no ano em todo o ES. Crédito: Divulgação

Na madrugada deste domingo (7), a Polícia Rodoviária Federal recuperou, na BR 101, na Serra, um Hyundai HB20, que havia sido roubado em julho na cidade de Vila Velha.

Este caso ilustra com exatidão as estatísticas sobre os veículos mais furtados e roubados no Estado entre os meses de janeiro até agosto deste ano. Segundo o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o modelo da fabricante sul-coreana é um dos que aparecem na liderança do ranking, ao lado de Toyota Corolla, Etios, e Fiat Strada.

Na segunda colocação, aparecem os modelos Chevrolet Onix e S10, e Volkswagen Gol. Estes empates técnicos ocorrem porque a diferença do quantitativo de veículos roubados no Espírito Santo é pequena, explica Ronaldo Vilela, diretor executivo do Sindicato das Seguradoras.

"Este levantamento indicando uma primeira colocação compartilhada aponta que os números registrados são bem próximos, então, tecnicamente nos critérios avaliados junto às seguradoras, ele é apresentado como um empate", detalha Vilela.

CARACTERÍSTICA ESTADUAL

No levantamento obtido, não aparecem o total de roubos e furtos ocorridos no período, visto que a estatística leva em consideração apenas o automóveis segurados. As ações criminosas também ocorrem com modelos no qual os proprietários não tenham seguros dos veículos. Diferentemente do que ocorre no Rio de Janeiro, no Espírito Santo a maior parte dos roubos ocorre premeditadamente.

Ronaldo Vilela

Diretor executivo  do Sindicato das Seguradoras do ES e RJ

"O que observamos no ES é que praticamente 2/3 dos furtos e roubos registrados pelas seguradoras são premeditados. Ou seja, o indivíduo que sai para roubar vai à procura de um modelo específico, enquanto que, no Rio, as ações são de momento. O criminoso rouba o carro que está mais fácil para ele, a escolha é mais aleatória"

Uma das explicações para quatro veículos aparecerem no topo da lista é à demanda observada a estes modelos. Além disso, uma condição momentânea do mercado automotivo nacional no ano vigente também influi na estatística.

"Estes carros são muito procurados em revendas. Observamos uma dificuldade de novos carros no mercado por ausência de componentes para a fabricação modelos. Pode-se somar, ainda, o fato de que muitos destes roubos são para alimentar o mercado de peças usadas e desmanches. Tudo isso somado faz com que os modelos sejam os mais visados. Por isso a importância em se ter o seguro. O ideal é que o consumidor já retire o veículo segurado da concessionária ou revenda", diz o diretor.

LEVANTAMENTO ESTADUAL

Nos números de furtos e roubos levantados pelo Instituto Jones dos Santos Neves, o carro que lidera com 51 registros no ano é o Gol 1.0. Na sequência, aparecem os modelos Corolla, com 34, Fiat uno, com 33, Strada Working, com 32 e Onix 1.0, com 31. Vale ressaltar que estes dados obtidos pelo IJSN levam em consideração as ocorrências registradas até setembro e engloba veículos segurados ou não.

Para o diretor do sindicato das seguradoras, além da proteção do seguro, é importante que as forças de segurança do Espírito Santo atuem preventivamente, mas também solucionando casos.

"É muito importante que as polícias consigam investigar estes roubos e recuperar os veículos levados, pois é uma forma de desestimular os criminosos que atuam neste segmento. Este tipo de ação também é muito difícil de ser evitada, pois é difícil identificar o momento em que ocorrerá", salienta Vilela.

QUASE 5 MIL ROUBOS/FURTOS

Nos números levantados diretamente no Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, no mesmo período analisado pelo Sindicato das Seguradoras, o Espírito Santo contabilizou um total de 4.609 mil ações criminosas envolvendo veículos em todo o Estado até o dia 31 de julho.

Deste montante, o painel aponta que 2.593 foram furtados e 2.016 roubados.  Ainda no detalhamento analisado, dos 4,6 mil veículos roubados/furtados, 1.650 são carros. Já as motos somam 2.094 furtos e roubos. Os demais crimes do tipo registrados com veículos envolvem ônibus, caminhões, reboques e outros modelos. 

A LISTA COM OS 10 MODELOS DE CARROS MAIS ROUBADOS (VEÍCULOS SEGURADOS)

  1. A Gazeta - h9t92gqr66
    01

    Toyota Corolla

    O modelo aparece em primeiro ao lado do Fiat Strada, Hyundai HB2o e Etios 

  2. A Gazeta - deulhp6tgqd
    02

    Chevrolet Onix 1.0

    Empatados em segundo também estão a picape S10 e o Gol.

  3. A Gazeta - vpo44exlba
    03

    Fiat Siena

    Na terceira posição do ranking também estão os modelos Fiat Argo, Saveiro, Fox, Honda NXR, Nissan Versa e Polo.

  4. A Gazeta - nhme1b
    04

    Honda Fit

    O modelo Chevrolet Prisma também divide o posto na lista

  5. A Gazeta - cgpcexeb
    05

    Jepp Renegade

    Ao lao do SUV, aparecem em quinto os modelos HB20 S e o Renault Kwid.

  6. A Gazeta - shh3cjyvvwl
    06

    Chevrolet Cruze

    Na sexta posição também está o Ford Cargo.

  7. A Gazeta - vktsrojnl4
    07

    Honda Civic

    Em sétimo também aparece o Onix 1.4

  8. A Gazeta - 93vxeepgf
    08

    Fiat Cronos

    O oitavo lugar é dividido entre o Uno e o Cronos, ambos da italiana Fiat.

  9. A Gazeta - cexkzv1f
    09

    Ford Fiesta

    A nona colocação é compartilhada entre o Fiesta e o Fiat Punto.

  10. A Gazeta - bfrbkl3d
    10

    Sandero

    O 10° lugar da lista é composto pelo Renault Sandero, Duster, Honda City, e Hyundai IX 35. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Polícia Civil espírito santo Toyota Etios Hyundai HB20 Chevrolet Onix Chevrolet Onix Fiat Strada Toyota Corolla

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.