ASSINE

Ministério Público do ES combate esquema criminoso envolvendo jogo do bicho

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPES, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Federal, realizam operação contra a atuação de organização criminosa e lavagem de dinheiro na Grande Vitória

Publicado em 28/06/2022 às 11h43

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Federal, deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Frisson com o objetivo de desarticular e colher provas relativas à atuação de organização criminosa constituída para lavagem de dinheiro utilizando jogo do bicho em Vila Velha, predominantemente, e em outros municípios da Grande Vitória.

Segundo o MPES, o esquema criminoso tem potencial contribuição de agentes públicos, mediante pagamento de vantagem indevida, e terceiros beneficiários.

A operação consiste, inicialmente, no cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão, sendo 21 em Vila Velha, 3 em Vitória e 1 em Cariacica, emitidos pelo juízo da 6ª Vara Criminal de Vila Velha/ES. Residências e empresas dos investigados estão sendo alvos das ações.

Jogo do bicho: apesar da repressão, contravenção resiste há mais de um século
Jogo do bicho: apesar da repressão, contravenção resiste há mais de um século. Crédito: Divulgação

Ao todo, quatro membros do Ministério Público coordenam os trabalhos, auxiliados por 29 agentes do Gaeco, policiais militares e policiais federais, e a partir da agora vão analisar conjuntamente documentos, computadores, dados e depoimentos de investigados e testemunhas que serão colhidos nas próximas semanas.

Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa), lei n. 9.613/98 (lavagem de dinheiro), além de corrupção ativa e passiva.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.