Repórter / [email protected]
Publicado em 2 de setembro de 2022 às 19:37
O dono de um ferro-velho em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi preso nesta quinta-feira (1º) pelo crime de receptação. No local, a Polícia Civil recuperou 10 toneladas de trilhos ferroviários furtados. Parte do material estava sendo preparado para ser levado para uma siderúrgica no Estado do Rio de Janeiro. >
De acordo com investigações do Departamento de Investigações contra Crimes Patrimoniais de Cachoeiro (Deic) de Cachoeiro, há pelo menos dois anos a linha ferroviária do sul capixaba vem sofrendo furtos de trilhos e dormentes por quadrilhas especializadas. >
Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Civil surpreendeu o dono do ferro-velho e outras quatro pessoas quando o grupo embarcava cinco toneladas de trilhos em uma carreta. O destino era uma siderúrgica no Rio de Janeiro. Todos foram conduzidos para a delegacia, entre eles, dois menores. >
Ainda durante as diligências, à noite, os investigadores localizaram uma propriedade rural em Cachoeiro, utilizada para depósito dos trilhos furtados. Outras cinco toneladas de ferro, já cortado e pronto para venda, além de diversos dormentes foram encontrados.>
>
Segundo a Deic de Cachoeiro, o proprietário do ferro-velho e dois homens foram autuados pelo crime de receptação qualificada e corrupção de menores. Os dois menores, por ato infracional análogo ao crime de receptação.>
Segundo o titular da Deic de Cachoeiro, delegado Rafael Amaral, as investigações continuam. “A subtração de trilhos é incessante, além de afirmar que já existem mais pessoas identificadas e que estão sob investigação. Não se trata apenas de um bando, e sim vários deles, que agem em pontos diversos do Sul do Estado, quase sempre durante as madrugadas, o que dificulta bastante a ação da polícia, mas nem por isso a impede”, informou.>
Há alguns meses, dois homens responsáveis pela retirada e corte dos trilhos foram presos pela Deic no município. O delegado ainda ressalta aos comerciantes de ferro que não comprem esse tipo de material e auxiliem no trabalho de investigação pelo 181.>
A linha férrea que corta o estado pertence à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), passou por licitação, e atualmente, está sob concessão à FCA – Ferrovia Centro Atlântica. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta