> >
Trama por ciúmes: 4 adolescentes são apreendidos por tortura e morte em Vila Velha

Trama por ciúmes: 4 adolescentes são apreendidos por tortura e morte em Vila Velha

Alexandre Silva dos Santos, de 16 anos, foi torturado e assassinado após ex-namorado da menina que ele estava interessado sentir ciúme; crime ocorreu em abril de 2022

Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 12:23

Alexandre Silva dos Santos, de 16 anos, morto por quatro adolescentes em abril de 2022
Alexandre Silva dos Santos, de 16 anos, morto por quatro adolescentes em abril de 2022 Crédito: Reprodução

Quatro adolescentes, sendo três de 15 anos e outro de 16 anos, suspeitos de torturarem e matarem Alexandre Silva dos Santos, de 16 anos, foram apreendidos pela Polícia Civil. O crime ocorreu no dia 14 de abril de 2022, em Vila Velha, e segundo as investigações foi motivado por ciúmes. As apreensões foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (26).

O adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Christian Waichert, afirmou que a vítima estava interessada em uma ex-namorada de um dos adolescentes apreendidos. Com ciúmes, esse adolescente se reuniu, primeiramente, com dois amigos para executar o homicídio.

"Foi um crime praticado por quatro estudantes que não tinham passagens anteriores. Um dos adolescentes confessou que a ideia principal era arrumar uma arma de fogo falsa, marcar um encontro com a vítima e assassiná-la"

Christian Waichert

Delegado adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha

Segundo o delegado, eles não conseguiram adquirir o simulacro e, por isso, envolveram a menina na trama criminosa. “Ela ficou incumbida de marcar um encontro com a vítima. O ex-namorado dela se apropriou do telefone e foi indicando o caminho para a vítima seguir”, contou o delegado.

A ideia era dar a impressão de que a menina e a vítima poderiam ficar mais a vontade, em um lugar mais escuro e deserto. No momento em que Alexandre chegou ao local, ele foi em direção à menina e acabou atingido com uma facada nas costas pelo ex-namorado dela.

As investigações apontaram que os adolescentes torturam e mataram a vítima com facadas, chutes e pauladas. Eles ainda tentaram ocultar o corpo, que foi encontrado em decomposição no dia 18 de abril, próximo ao Colégio Marista, em Terra Vermelha, em Vila Velha.

O delegado afirmou que a própria adolescente relatou que participou da trama. Segundo ela, os outros três envolvidos pareciam não ter pressa em tirar a vida da vítima. A intenção seria arrastar o corpo de Alexandre para o mato e deixar o urubu comê-lo.

"O adolescente pedia para ir embora a todo momento, porque a mãe estava esperando por ele em casa, mas ninguém se sensibilizou"

Christian Waichert

Adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha

No dia seguinte ao crime, os adolescentes ainda voltaram ao local do assassinato para tentar apagar vestígios. Após a ação criminosa, a menina e o ex-namorado fugiram para outro Estado, mas a Polícia Civil do Espírito Santo conseguiu localizá-los e apreendê-los. 

Os quatro adolescentes foram autuados por ato infracional análogo a homicídio qualificado, furto, já que levaram o celular da vítima, e tentativa de ocultação de cadáver. Eles foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase). 

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais