> >
Vitória abre licitação de quiosques da Curva da Jurema pela 3ª vez

Vitória abre licitação de quiosques da Curva da Jurema pela 3ª vez

A primeira licitação fracassou por falta de interessados e a segunda por problemas com a documentação das empresas que se apresentaram. Agora, licitação será para concessão de todos os 16 quiosques da orla

Publicado em 25 de outubro de 2019 às 14:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Quiosque sem atividades na Curva da Jurema. (José Carlos Schaeffer)

Prefeitura de Vitória publicou no Diário Oficial do município desta quinta-feira (24) o edital para licitação dos quiosques na Curva da Jurema. É a terceira vez que a administração municipal abre o certame para que empresários demonstrem interesse em gerir as estruturas. Na primeira, um contrato de apenas dois anos não atraiu interessados. Na segunda, duas empresas se apresentaram, mas problemas na documentação impossibilitaram dar sequência ao processo. Desta vez, a prefeitura está licitando 16 quiosques da orla.

Vitória abre licitação de quiosques da Curva da Jurema pela terceira vez

O modelo escolhido é o de administração única das unidades e o valor mínimo da oferta para uso dos espaços será de R$ 26.052,50 mensais para o pagamento do aluguel dos estabelecimentos. Segundo o edital, são os quiosques 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18. As unidades 1 e 2 serão destinadas a um posto fixo para Guarda-Vidas, Bombeiros e Guarda Municipal.

De imediato, a empresa assumirá a gestão de cinco quiosques, já que dos 16 licitados, 11 estão em funcionamento. Segundo a prefeitura, eles continuarão funcionando normalmente até o fim do contrato, como explica o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV), Leonardo Krohling. 

Aspas de citação

A prefeitura vai manter os contratos existentes com os quiosques que estão ocupados. Eles vão vencer até 2022. A gente ampliou o número de quiosques (na licitação) utilizando uma cláusula que assim que acabar o contrato desses quiosques, eles vão para a gestão dessa empresa. Com isso a gente conseguiu ampliar o número para 16 e licitar toda a Curva da Jurema

Leonardo Krohling.
Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV)
Aspas de citação

Proprietário de um dos quiosques em funcionamento, Reneé Cosme afirma não saber como funcionarão os contratos daqui para frente, já que uma empresa ficará a cargo das estruturas após o prazo vigente.

Reneé Cosme, proprietário de quiosque na Curva da Jurema. (José Carlos Schaeffer)

“Não teve diálogo para informar como vai ser, como vai funcionar nosso contrato, se teremos garantia ou alguma coisa para dar continuidade ao nosso serviço. Esses quiosques com contrato vigente estão aqui há muito tempo. Pega a gente de surpresa porque não está nos nossos planos participar de licitação”, relatou.

No entanto, Leonardo Krohling explica que os quiosqueiros continuarão fazendo o mesmo trâmite de renovação para uso do quiosque, mas agora diretamente com a empresa.

“Quando acaba um contrato, é feita uma licitação individual para cada quiosque. O quiosqueiro participa do certame, dá lances e concorre por aquele quiosque. A mesma coisa vai acontecer pela empresa. Ela administrará todos os quiosques e com certeza, como são estruturas de qualidade, a empresa vai querer continuar com eles ali. A partir daí o quiosqueiro negocia diretamente com a empresa o valor de aluguel e a permanência dele. O mercado ficou do mesmo jeito que estava, só que em vez de participar de uma licitação, vai ter um modelo muito mais simples, que é negociar diretamente com a empresa”, explicou.

Este vídeo pode te interessar

A abertura dos envelopes da licitação acontecerá no dia 26 de novembro, às 14 horas. Segundo Krohling, caso não haja recurso, a empresa deve assumir os quiosques no início de dezembro.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais