> >
Suspensão do Sisu paralisa processo de aprovação de alunos na Ufes

Suspensão do Sisu paralisa processo de aprovação de alunos na Ufes

Universidade aguarda parecer do Ministério da Educação para ajustar calendário; decisão acontece em decorrência dos erros na correção do Enem

Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 15:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o maior vestibular do país. (Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

Na manhã desta terça-feira (28) a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou a paralisação do processo seletivo deste ano. O motivo é a suspensão do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o comunicado, a Ufes vai aguardar um posicionamento definitivo do Ministério da Educação (MEC) para reformular o cronograma e o edital de matrícula para 2020.

Durante a semana passada, a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão do Sisu em todo o país, após o término do período de inscrição, que se encerrou no último domingo (26). A decisão atendeu a um pedido da Defensoria Pública da União, motivado pelos erros na correção de aproximadamente 6 mil provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Também como consequência, o Ministério da Educação suspendeu por tempo indeterminado a abertura de inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que aconteceria nesta terça-feira (28), após o resultado do Sisu. A mesma situação também afeta o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que estava previsto para ser aberto no dia 5 de fevereiro.

Em nota, a MEC afirmou que “os cronogramas definitivos dos programas de acesso à educação superior serão publicados após decisão final da Justiça, tendo em vista que o resultado do Sisu é condição necessária para a inscrição no Prouni e no Fies”. O mesmo também vai acontecer em relação ao retorno do processo da Ufes.

“SITUAÇÃO COMPLICADA” E “SABOTAGEM”

Também nesta terça-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou a respeito do entrave envolvendo o maior vestibular do país. “Está complicado. Eu tenho conversado com o ministro Abraham Weintraub para ver o que está acontecendo. Não quero me precipitar e dizer o que deve ter acontecido no Enem”.

Apesar da afirmação, Bolsonaro também revelou cogitar a possibilidade de o exame ter sido sabotado. De acordo com ele, é preciso saber “se realmente foi falha nossa, se tem uma falha humana, sabotagem… Seja lá o que for, temos que chegar no final da linha e apurar isso aí. Não pode acontecer isso”, afirmou.

175 MIL PEDIDOS DE RECORREÇÃO

No último dia 20, o Ministério da Educação divulgou ter identificado erro na correção de 5.974 provas do Enem. No entanto, o MEC também recebeu 175 mil pedidos para revisão da nota. Ao todo, 3.9 milhões de estudantes participaram da última edição, realizada em novembro do ano passado.

Já em janeiro, a gráfica responsável pela impressão das provas informou que o erro aconteceu nos códigos de barra de identificação dos gabaritos, que relaciona o candidato à cor da prova feita por ele. O ministro da educação Abraham Weintraub também já admitiu o problema – que só foi identificado após reclamações dos candidatos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais