> >
Peixes são encontrados mortos na praia de Manguinhos, na Serra

Peixes são encontrados mortos na praia de Manguinhos, na Serra

Segundo a prefeitura, a situação é provocada pela chuva forte que atinge o Espírito Santo

Publicado em 16 de novembro de 2019 às 08:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Peixes encontrados mortos em Jacaraípe, na Serra. (Reprodução)

Dezenas de peixes mortos apareceram na beira da praia de Manguinhos, na Serra, na manhã desta sexta-feira (15).  A cena foi filmada e enviada para A Gazeta por um morador que passava pelo local. "Tem peixes de vários tamanhos, de bem pequenos e até grandes", contou na gravação. 

Segundo a prefeitura, a secretaria de Meio Ambiente já havia percebido a situação na quinta-feira (14). Uma equipe foi ao local e constatou que as mortes são consequência do excesso de chuva que atinge o Espírito Santo desde o início da semana. "Quando há períodos de chuva mais intenso, a água dos rios e córregos descem com mais intensidade e acaba trazendo junto alguns peixes que, quando entram na água salgada, acabam morrendo", explicou a secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Almeida. 

Ela afirma que o fato já foi registrado em outras situações e em outras localidades, após período de chuvas. "Essa enxurrada leva o peixe de água salgada para a água doce e vice-versa", diz. 

No mesmo dia, a prefeitura recolheu 400 gramas de fragmentos de óleo na praia de Jacaraípe. Mas o município diz que o material não tem ligação com  a morte dos peixes.  

As amostras foram recolhidas e enviadas para análise. O exame dirá se o óleo é o mesmo que atingiu praias do Nordeste do Brasil e que chegou ao litoral Norte no Estado na última semana. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais