> >
Luciano Rezende pede isolamento e diz que não existe imunidade para ninguém

Luciano Rezende pede isolamento e diz que não existe imunidade para ninguém

O prefeito de Vitória pediu o isolamento social para evitar um cenário grave: "O número de casos pode explodir e o sistema hospitalar não tem como atender todo mundo de uma vez"

Publicado em 8 de abril de 2020 às 15:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Inquérito Civil contra Luciano Rezende estava na 24ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória
Prefeito Luciano Rezende, que também é médico, defende isolamento social contra o coronavírus. (Fernando Madeira)

Um dia após A Gazeta divulgar que Vitória é a 6ª capital do país com maior incidência de coronavírus, o prefeito do município, Luciano Rezende, destacou que em um único local foram confirmados 18 idosos com a doença. Ele, que também é médico, afirmou que o processo de epidemia está apenas começando e que a tendência é que os números aumentem em todo país até o fim de abril. Por isso, pediu o isolamento social para evitar um cenário grave: "O número de casos pode explodir e o sistema hospitalar não tem como atender todo mundo de uma vez só". 

De acordo com o prefeito de Vitória, durante entrevista à TV Gazeta nesta quarta-feira (08), são vários os fatores que colocam a Capital no ranking nacional. Um deles é o fato de que Vitória foi impactada nos últimos dias pela confirmação de 22 casos, entre idosos e funcionários de uma Instituição de Longa Permanência (ILP). Na casa de repouso, houve uma morte.

"Além disso, é importante lembrar que estamos, praticamente, há três semanas da primeira infecção da transmissão comunitária no país. Um terço dos casos aconteceu em um único local. E é só o começo. Nós já fizemos 10 mil atendimentos pelo número 156 e 125 consultas por vídeo. A maioria desses casos suspeitos é testado. Estamos começando o processo de epidemia no país, se não houver um fator novo, uma medicação, uma nova técnica, a tendência aumentar o número de casos em todo o Brasil", diz o prefeito. 

SISTEMA HOSPITALAR 

Para tentar evitar o aumento de casos durante o mês de abril, Rezende defendeu o isolamento social e chamou a atenção para o possível comprometimento do sistema hospitalar. Segundo ele, 5% das pessoas que adoecem são da forma grave, quadro que exige leito com respirador por semanas. Caso haja muitos pacientes nessa situação, haverá dificuldade para que a manutenção dos hospitais continuem funcionando normalmente.

Aspas de citação

O mais importante, por mais que seja um incômodo e que as pessoas legitimamente não queiram cumprir - até porque muitas precisam trabalhar -, é o isolamento social. No momento em que o núcleo familiar se afasta, o vírus circula em quantidade menor e o Sistema de Saúde ganha tempo. As pessoas que adoecem de forma grave precisam de leito de UTI com respirador por duas ou três semanas. Isso faz com que o sistema hospitalar todo seja ocupado com pacientes do coronavírus. Se nós nos movimentarmos, andarmos pelas ruas, o número de doentes vai explodir e o sistema hospitalar não tem como atender todo mundo de uma vez só

Luciano Rezende
Prefeito de Vitória
Aspas de citação

O prefeito completou que é preciso diminuir a aceleração da contaminação e que o município está dedicando um tempo para solicitar que todos usem máscaras caseiras quando precisarem ir em locais como farmácias e supermercados. Ele afirmou que a medida também é importante para as pessoas que precisam trabalhar em serviços essenciais, como área da saúde, mercados, farmácia, limpeza e segurança pública, para que tenham um ambiente com menos vírus circulando. "Quando nos isolamos em casa, ajudamos a nós mesmos e ajudamos quem realmente precisa sair", reforça. 

CUIDADO DEVE SER DE TODOS

Rezende ainda chamou a atenção para os casos com idosos. Ele pediu que a população respeite e não discrimine pessoas que possuem mais de 60 anos. O prefeito lembrou, ainda, que ninguém está imune ao vírus, independentemente da idade.

"Tivemos o caso de uma pessoa morta por coronavírus que tinha apenas 35 anos. Os idosos podem contrair o vírus mais facilmente e de forma mais grave. Eles precisam de uma atenção maior, mas todos devemos ter cuidado. As pessoas perguntam: "por que não faz isolamento só dos idosos?' Porque os idosos não vivem sozinhos. Eles vivem com jovens e crianças que vão chegar perto e passar o vírus para eles", explica. 

Aspas de citação

Em Vitória, temos o cuidado de colocar atenção onde está a população de idosos, para tentar garantir a saúde deles. Mas o isolamento deve ser feito por todos, pois não existe imunidade para ninguém. O que temos é um grupo que pode adoecer de forma mais grave, mas o cuidado deve ser geral, para evitar que os casos se agravem e cheguem ao quadro de pneumonia dupla, que pode provocar uma incapacidade de respiração em pessoas de todas as idades

Luciano Rezende
Prefeito de Vitória
Aspas de citação

Com informações de Kaique Dias, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais