> >
Fenômeno da superlua chama atenção no Espírito Santo

Fenômeno da superlua chama atenção no Espírito Santo

Apesar de poder se estender por cerca de dois dias, o horário em que a lua esteve mais perto do planeta foi às 14h48 desta segunda-feira (09)

Publicado em 9 de março de 2020 às 19:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 09/03/2020 - ES - Vitória - Lua cheia vista do píer de Iemanjá - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ(Fernando Madeira)

Já olhou para o céu nesta noite de segunda-feira (9)? Lá está a poderosa superlua, fenômeno que pode ser explicado como o momento em que o astro, na fase cheia, encontra-se na posição mais próxima da Terra, no ponto chamado de “perigeu”. Apesar de poder se estender por cerca de dois dias, o horário em que a lua esteve mais perto do planeta foi às 14h48 desta segunda-feira (09).

Segundo o astrônomo especialista em ciência espacial do Observatório Nacional e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também coordenador do projeto científico Exoss, Marcelo De Cicco, o nome “superlua” é uma aplicação popular que indica o fato de o astro ficar um pouco mais brilhante. “Apesar disso, para notar isso com clareza a pessoa precisa ser extremamente detalhista”, comentou.

“O fenômeno pode ser percebido em qualquer ponto da Terra. Neste ano isso se repetirá três vezes. Em alguns anos é mais frequente, em outros menos. Apesar de o melhor horário ter sido nesta tarde, a lua vai se afastando devagar. Durante cerca de dois dias ela ainda está próxima do perigeu”, finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais