Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • Mundo
  • 'Terminou a novela' do Neymar: como imprensa internacional repercutiu convocação da Seleção Brasileira
Mundo

'Terminou a novela' do Neymar: como imprensa internacional repercutiu convocação da Seleção Brasileira

Jornais da Itália, Espanha, França e EUA destacaram a convocação de Neymar, mas também a ausência de alguns nomes como João Pedro, que joga no Chelsea.

Publicado em 18 de Maio de 2026 às 20:32

BBC News Brasil

Publicado em 

18 mai 2026 às 20:32
Imagem BBC Brasil
'Neymar foi escolhido apenas das dúvidas sobre suas condições físicas', noticiou a AP Crédito: AP/Reprodução
A lista dos 26 jogadores que vão defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 foi anunciada pelo técnico Carlo Ancelotti no início da noite desta segunda-feira (18/5).
Com algumas surpresas e outros nomes já esperados, a convocação repercutiu na imprensa internacional principalmente pela presença de Neymar, que se prepara para jogar seu quarto Mundial — um feito alcançado por poucos jogadores brasileiros.
Na Argentina, o diário Olé disse que "terminou a novela" em torno da convocação ou não do jogador do Santos, que foi chamado "contra todos os prognósticos".
"Depois de meses com mais dúvidas do que certezas, Carlo Ancelotti anunciou a lista dos 26 convocados do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 [...] Finalmente, e contra todos os prognósticos, Neymar estará no Mundial", escreveu o jornal.
O veículo também apontou as expectativas em torno do jogador e a quantidade de estrelas presentes na Seleção Brasileira em mais uma Copa.
Na Espanha, o Marca deu ênfase ao encerramento das especulações sobre a convocação de Ancelotti e destacou que esta será a primeira Copa do Mundo do italiano como treinador.
O jornal lembrou ainda das campanhas frustrantes do Brasil nas últimas edições do torneio, mas reforçou o peso histórico da Seleção.
"O Brasil sempre entra como favorito em Copas do Mundo e, desta vez, não será diferente", avaliou o periódico.
Já o americano The New York Times destacou o "longo debate" envolvendo a inclusão de Neymar na lista final, lembrando que ele foi convocado com a opinião pública brasileira dividida e "apesar de sua última partida pela Seleção ter sido em outubro de 2023".
O jornal também apontou a ausência de João Pedro como "a mais significativa" da convocação.
O atacante de 24 anos joga atualmente no Chelsea e esteve presente em vários jogos desde que Ancelotti assumiu o comando da Seleção.
Segundo a publicação, João Pedro "pagou o preço por um desempenho abaixo do esperado em seu clube".
A BBC Sports também pontuou a ausência de João Pedro, apesar de ser o artilheiro do Chelsea na Premier League nesta temporada, com 15 gols e cinco assistências.
Destacou ainda a reação dos torcedores brasileiros presentes no evento no Rio de Janeiro que comemoraram quando o nome de Neymar foi anunciado.
Imagem BBC Brasil
The New York Times chamou atenção para a ausência de João Pedro Crédito: NYT/Reprodução
Já a agência The Associated Press classificou a lista de Ancelotti como "uma seleção que muitos analistas locais e ex-jogadores consideravam improvável há poucos dias".
E disse que Neymar foi convocado "apesar das dúvidas sobre sua condição física".
Na França, o L'Équipe ressaltou tanto a volta de Neymar quanto a presença de Endrick, atualmente no Lyon, que disputará sua primeira Copa do Mundo. O jornal classificou a convocação do jovem atacante como uma aposta "certeira", destacando sua evolução recente.
Sobre Neymar, o periódico afirmou que a convocação representa uma "última chance" de disputar um Mundial e lembrou que sua presença vinha sendo debatida há meses.
O L'Équipe também destacou a recuperação do jogador após um início de temporada marcado por lesões e afirmou que ele "convenceu Ancelotti a depositar confiança nele".
Segundo o jornal francês, a presença do atacante na lista "é uma surpresa que muitos já haviam perdido a esperança".
Imagem BBC Brasil
Olé destacou a convocação de Neymar Crédito: Olé/Reprodução

Confira a lista dos 26 convocados para a Copa do Mundo:

Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Fenerbahçe)
Weverton (Grêmio)
Defensores
Alex Sandro (Flamengo)
Bremer (Juventus)
Danilo (Flamengo)
Douglas Santos (Zenit)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Ibañez (Al-Ahli)
Leo Pereira (Flamengo)
Marquinhos (PSG)
Wesley (Roma)
Meio-campo
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Danilo (Botafogo)
Fabinho (Al-Ittihad)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Atacantes
Endrick (Lyon)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Igor Thiago (Brentford)
Luiz Henrique (Zenit)
Matheus Cunha (Manchester United)
Neymar Jr (Santos)
Raphinha (Barcelona)
Rayan (Bournemouth)
Vini Jr (Real Madrid)

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Marcelo Santos
Deputados do ES podem ter desconto no salário por falta na Assembleia
Estudantes no segundo dia de provas do ENEM
Enem terá inscrição automática para estudantes do 3º ano na rede pública
Imagem de destaque
9 sopas detox fáceis e saudáveis para começar a semana bem

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados