> >
De caixa d´água a pedaços de sofá são encontrados em bueiros na Serra

De caixa d´água a pedaços de sofá são encontrados em bueiros na Serra

Cerca de 100 toneladas de entulhos foram retirados dos bueiros neste mês. O descarte irregular obstrui o sistema de drenagem e pode causar alagamentos

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 16:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Parte do entulho retirado de bueiros da Serra neste mês. (Divulgação/PMS)

Uma caixa d´água, pedaços de sofá, porta de guarda-roupas, guimbas de cigarros, embalagens plásticas, sacolas, roupas e até  uma pedra de 25 quilos. O material, que totaliza cerca de 100 toneladas, foi retirado de bueiros da Serra só no mês de novembro, durante o período das chuvas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços (Sese), o descarte irregular de lixo e entulho entope os bueiros e obstrui a drenagem das águas, podendo causar alagamentos nos períodos de chuva. A limpeza tem sido feita diariamente, e na tarde desta quarta-feira (20), equipes da Sese retiraram uma pedra com cerca de 25 quilos, que foi jogada dentro da caixa de drenagem, obstruindo o escoamento de água, no bairro Balneário de Carapebus.

O prefeito Audifax Barcelos ressalta que a limpeza do município é de responsabilidade da administração pública, mas que é necessário a participação e o compromisso da população, uma vez que o descarte irregular de entulho compromete o escoamento de água durante a chuva e pode favorecer alagamentos. “Nós limpamos a cidade, mas também precisamos da colaboração da população. O entupimento de uma rede traz prejuízos à prefeitura, como a queda do asfalto ou da rede, assim como aos próprios moradores, que podem ter sua casa invadida pela água no período de chuvas”, argumenta.

Entulho e lixo retirado dos bueiros da Serra no mês de novembro/2019(Divulgação / Prefeitura da Serra)

No município, são realizadas limpezas diárias e  mutirões programados nos bairros dentro do programa de retirada e combate ao entulho “Serra Limpa é Serra Linda”. Em 2019, até setembro, já foram recolhidos mais de 67 mil toneladas de entulhos de pontos viciados. O gasto anual com a retirada desse entulho gira em torno de R$ 7 milhões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais