Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Capixaba
  • GV
  • Coronavírus no ES: médicos podem prescrever cloroquina, diz CRM
Covid-19

Coronavírus no ES: médicos podem prescrever cloroquina, diz CRM

Conselho Regional de Medicina alerta que, para o tratamento, as contraindicações do remédio devem ser levadas em consideração

Publicado em 10 de Abril de 2020 às 12:51

Redação de A Gazeta

Publicado em 

10 abr 2020 às 12:51
Instrução divulgada pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo permite que médicos utilizem hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19 mas alerta para levar em consideração as contraindicações do remédio
Instrução divulgada pelo CRM-ES permite que médicos utilizem hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19 Crédito: Divulgação / CRM-ES
Diante do debate mundial sobre os benefícios da cloroquina no tratamento de pacientes contaminados pela Covid-19, o Conselho Regional de Medicina no Espírito Santo (CRM-ES) emitiu uma instrução para os médicos. No documento, a entidade afirma que os profissionais podem prescrever tratamento com a substância, mas alerta que devem ser levadas em consideração as contraindicações do remédio.
Na instrução, o CRM-ES considera o fato que “pouquíssimos estudos científicos” foram realizados para referenciar um tratamento “padrão ouro” para a Covid-19. Contudo, reconhece que, com “alguns estudos respaldando o uso da hidroxicloroquina”, os profissionais podem prescrever o tratamento com a substância. A entidade pondera, porém, que o médico “leve em consideração as contraindicações e adote cuidados para minimizar possíveis efeitos colaterais”.
No comunicado, o Conselho se respalda em pontos do Código de Ética Médica. A entidade lembra que “é direito do médico indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente”, como cita o inciso II, do capítulo II.
Coronavírus no ES - médicos podem prescrever cloroquina, diz CRM
E menciona também o inciso II do capítulo I, em que “o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional”, completa.
Confira o texto da instrução na íntegra:
Diante da atual avalanche de informação e contrainformação a respeito de medicamentos para tratar a Covid-19, lembramos que é direito do médico indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente - Inciso II, Capitulo II, do Código de Ética Médica.
Portanto, considerando os pouquíssimos estudos científicos disponíveis para referenciar uma conduta terapêutica “padrão ouro” para a Covid-19, mas com alguns estudos respaldando o uso da hidroxicloroquina, o médico pode prescrever tratamento com essa substância, levando em consideração as contraindicações e adotando os cuidados para minimizar possíveis efeitos colaterais.
O alvo da atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional - Inciso II, Capítulo I, do Código de Ética Médica.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O serralheiro Ilário Mongin completa 68 anos nesta terça-feira (5)
Pescador à deriva no litoral do ES foi resgatado no dia do aniversário
Com o início no dia 27/04, a campanha busca atrair o público de alto padrão, trazendo opcionais interessantes no cartão.
Banestes lança a campanha do Banescard Visa Absoluto, o novo cartão de alto padrão do banco
Filme é Assim que Acaba
Blake Lively e Justin Baldoni encerram disputa judicial

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados