> >
Consultas e cirurgias são suspensas por 120 dias na rede estadual

Consultas e cirurgias são suspensas por 120 dias na rede estadual

Esse é o prazo estimado se a curva de crescimento da doença estacionar no mês de junho, como previsto pelo Ministério da Saúde

Publicado em 19 de março de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A pandemia de coronavírus obrigou o Estado a suspender as consultas e cirurgias eletivas. (Unsplash)

Entre as medidas restritivas anunciadas nesta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, está a suspensão de consultas e cirurgias eletivas na rede estadual a partir da próxima semana. A previsão é de que a medida tenha validade por 120 dias. 

O  secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, diz que ainda não tem previsão do número de atendimentos que serão suspensos, mas ressalta que o momento é grave e o objetivo é proteger as 4 milhões de pessoas que moram no Espírito Santo e que poderiam ter a vida sob risco com a pandemia da Covid-19.

"São medidas difíceis de serem tomadas por parte das autoridades, mas necessárias para resguardar a todos que poderiam se tornar vítimas do coronavírus", argumenta.

Nésio Fernandes observa que todas as iniciativas do governo devem ser acompanhadas de cuidados individuais, como manter-se em casa e evitar contato físico com outras pessoas, para que a crise seja superada o mais breve possível.

Contudo, a curva de crescimento da doença deve seguir até junho pelas projeções do Ministério da Saúde e, por essa razão, a previsão é de que os procedimentos eletivos na rede estadual fiquem suspensos por 120 dias.

Este vídeo pode te interessar

Após o período mais crítico, os agendamentos serão retomados e as pessoas afetadas pelo adiamento terão prioridade; elas não vão para o final da fila, garante Nésio Fernandes. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais