> >
Hospitais particulares são orientados a cancelar cirurgias

Hospitais particulares são orientados a cancelar cirurgias

Recomendação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é para para liberar leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) e evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e sejam contaminadas

Publicado em 17 de março de 2020 às 17:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 Imagem do vírus coronavírus analisado no laboratório. (Freepik)

Para liberar leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus  (Covid-19) e  evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e sejam contaminadas, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orientou que hospitais da rede particular adiem consultas, exames ou cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência.

O governo do Espírito Santo já havia divulgado que analisa cancelar cirurgias eletivas na rede pública, diante do quadro de pandemia da doença. No Estado, há oito casos confirmados de coronavírus e outros 134 em investigação.  

Em comunicado, a  ANS destacou também  a importância do isolamento social e da adoção de formas de comunicação à distância para que o processo de contaminação desacelere. A agência orienta que o beneficiário evite circular pelas ruas e se dirigir a unidades de saúde se não houver necessidade, "dando preferência a se aconselhar com seu médico ou fazer contato com sua operadora do plano de saúde por telefone ou usando outras tecnologias que possibilitem, de forma não presencial, a troca de informações para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças". 

A ANS ressaltou ainda que o exame para detecção do novo coronavírus foi incluído na cobertura obrigatória dos planos de saúde na última sexta-feira (13).  Segundo o órgão, os beneficiários devem se comunicar com suas operadoras para saber em que casos e como fazer o teste ou onde buscar atendimento se estiverem com a doença.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais