Publicado em 7 de dezembro de 2019 às 14:03
A chuva forte que atinge o Espírito Santo elevou o plano de ação da Defesa Civil de "atenção" para "alerta" na manhã deste sábado (7). Em 24 horas, somente em três municípios Vila Velha, Santa Teresa e Fundão choveu quase 300 milímetros, sendo 101.18 somente na cidade canela-verde. Nove pessoas estão desalojadas, sendo cinco em São Domingos do Norte, na Região Noroeste, e quatro em Mimoso do Sul, na Região Sul do Estado.
Além disso, nove municípios estão com alerta moderado para deslizamento de terra: Vila Velha, Vitória, Anchieta, Santa Teresa, Fundão, Aracruz, Ibiraçu, Baixo Guandu e João Neiva.
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, esse aumento no número de cidades com risco de deslizamento fez com que a Defesa Civil aumentasse o plano de emprego para alerta.
"Nós entramos em estado de alerta em virtude dos números de alertas moderados (de risco de deslizamento de terra) para alguns municípios aqui do Estado. Isso está relacionado com o plano de emprego da defesa civil. A gente acaba mobilizando um efetivo maior para fazer frente a necessidade da população em momentos como esse", explicou.
A Defesa Civil também atualizou o acumulado de chuvas das últimas 24 horas. Vila Velha registrou 101.18 milímetros, seguido de Santa Teresa com 97.56 mm, Fundão 85.2 mm e Domingos Martins com 78.8mm. O órgão registrou vários pontos de alagamento e até queda de árvores em algumas regiões. Confira o acumulado de chuvas completo e a lista de ocorrências registradas pela Defesa Civil.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta