> >
Cardume de arraias encanta perto da Ilha do Frade, em Vitória

Cardume de arraias encanta perto da Ilha do Frade, em Vitória

Biólogo explicou que fenômeno é comum durante o verão; espécie registrada pode chegar a 2 metros de largura

Publicado em 13 de janeiro de 2020 às 20:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra um cardume de arraias nadando sob a ponte da Ilha do Frade, em Vitória, e encantando turistas. A Gazeta não conseguiu confirmar se o vídeo foi gravado nesta segunda-feira (13), mas conversou com o diretor e pesquisador do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, que afirmou que o fenômeno é comum por aqui.

“É normal encontrar um grupo de arraias se movimentando perto da costa da Baía do Espírito Santo, principalmente durante o verão. Não se sabe, ao certo, o porquê disso, mas acredita-se que esteja ligado a correntes de águas provenientes de outras regiões, que vêm também com diversos nutrientes”, explicou Barbosa.

Cardume de Arraias Ticonha surpreende quem passava na ponte da Ilha do Frade, em Vitória. (Internauta)

De acordo com o biólogo, as arraias flagradas são da espécie Raya gavilán, popularmente conhecida como Ticonha. Por causa do formato do focinho e da posição dos olhos, ela ainda é chamada de “raia cara de vaca” e “raia sapo”, respectivamente. Quando adultas, elas podem chegar a 2 metros de largura e pesar até 50 kg.

Conforme descrito no livro “Peixes Marinhos do Brasil”, de autoria do biólogo Marcelo Szpilman, as arraias cara de vaca costumam formar cardumes em migrações reprodutivas. A cada estação, elas têm, em média, seis filhotes. Com dorso escuro e ventre branco, elas são comuns em toda a costa brasileira e se alimentam de moluscos e, eventualmente, de crustáceos.

Os humanos, então, podem ficar tranquilos, garante Barbosa. “É sempre importante lembrar que somos nós que oferecemos riscos aos animais marinhos e não o contrário. De qualquer forma, apesar de toda arraia ter uma espécie de ferrão com veneno para defesa, elas normalmente são tranquilas e não costumam chegar perto da gente”, comentou.

O cenário registrado é tão bonito que encantou diversos internautas, entre eles o prefeito Luciano Rezende (Cidadania), que repostou o vídeo em duas redes sociais: Instagram e Twitter. Com as imagens, ele aproveitou para enaltecer a capital. “Repita comigo: Vitoríssima”, escreveu nas postagens.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais