> >
Auge da pandemia no ES deve ser no final de abril, diz Casagrande

Auge da pandemia no ES deve ser no final de abril, diz Casagrande

A declaração do governador se baseia nas estimativas do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde

Publicado em 23 de março de 2020 às 21:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Máscaras são utilizadas no combate contra o coronavírus
Máscaras são utilizadas no combate contra o coronavírus. (Tai's Captures/ Unsplash)

Com 33 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande aponta que, apesar do crescimento diário de registros neste momento, o auge da pandemia é previsto para o final do mês de abril. A estimativa foi feita durante entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (23) e se baseia em dados do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

"O estudo aponta agora para o final do mês de abril, a partir do dia 20. Deveremos registrar uma contaminação maior e ficar por alguns dias um número mais alto de pessoas infectadas, até porque vamos fazendo mais testes a cada dia", pontua.

Isso significa mais notificações e confirmações de casos nesse período. Apesar da intensificação, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, assegura que a curva de crescimento da doença no Espírito Santo ainda se mantém como previsto há 10 dias, quando havia apenas duas pessoas com diagnóstico para Covid-19. 

A previsão, a contar daquela data (13 de março), é que o Estado tenha cerca de 4 mil casos confirmados num prazo de 60 a 90 dias, se a doença avançar em território capixaba da mesma maneira que na cidade Wuhan, o epicentro da infecção na China. Desse total, em torno de 15 a 20% podem buscar atendimento hospitalar, mas não deve passar de 5% (40) os que vão ficar em condição crítica e precisar de leitos de UTI e respiradores. 

Os 4 mil casos estimados levam em consideração que, para cada pessoa doente, outras 2,7 pessoas são infectadas. Com as medidas restritivas adotadas pelo governo, que incluem a recomendação de isolamento social, a transmissão poderá ser reduzida a uma proporção de 1 caso para 0,5, reduzindo o ritmo de crescimento do coronavírus no Estado.

Este vídeo pode te interessar

Passageiros já utilizam usa máscara dentro de coletivos durante pandemia de coronavírus. (Vitor Jubini)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais