> >
Ambientalistas encontram 25 tartarugas mortas por semana em Vitória

Ambientalistas encontram 25 tartarugas mortas por semana em Vitória

Prefeitura da Capital já apreendeu quase 20 mil metros de redes em sete operações de combate à pesca ilegal só em 2020

Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 14:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tartaruga é encontrada presa em rede de pesca por praticantes de canoa havaiana, em Vitória. (Reprodução | TV Gazeta)

Cerca de 25 tartarugas são encontradas mortas por semana por grupos de ambientalistas de Vitória por causa de redes de pesca em locais proibidos. A prefeitura da Capital já apreendeu, só neste ano, quase 20 mil metros de redes em sete operações de combate à pesca ilegal no município, em parceria com órgãos ambientais.

O subsecretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa, explica que a fiscalização é feita nos locais onde há proibição de pesca. Essa área de proteção ambiental é chamada de Baía das Tartarugas e se estende desde o Porto de Tubarão até o Farol de Santa Luzia.

Área de protenção ambiental é conhecida como Baía das Tartarugas, no ES. (Reprodução | TV Gazeta)

“Nós temos uma fiscalização e uma parceria com a Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal e Capitania dos Portos e estamos sempre na água para fazer essas operações de apreensão de redes e pescadores que estão nesse local”, explicou Barbosa.

Um grupo de ambientalistas que atua na Grande Vitória disse que chega a encontrar de 20 a 25 tartarugas mortas por semana.

Fiscalização da prefeitura de Vitória apreende redes de pesca clandestinas, no ES. (Reprodução | TV Gazeta)

O ambientalista Rafael Braga é de um projeto ambiental que faz trabalhos de limpeza no litoral. Ele contou que muitas dessas tartarugas são encontradas mortas nos locais onde é proibido colocar redes de pesca.

“A quantidade de tartarugas que a gente encontra presas a essas redes é gigantesca. De três anos para cá, que a gente intensificou essa área de combate, a gente encontra em torno de 25 tartarugas mortas por semana. Elas estão encalhadas nas praias ou presas em redes”, revelou Braga.

As mortes das tartarugas acontecem porque, por ter pulmões e precisarem ir até a superfície para respirar, quando elas ficam agarradas em uma rede de pesca, não conseguem subir e morrem afogadas.

Tartarugas e arraias encontradas mortas em redes de pesca, em Vitória. (Reprodução | TV Gazeta)

Um grupo de praticantes de canoa havaiana encontraram animais mortos em uma rede de pesca. A rede estava armada entre as ilhas do Boi e do Frade. Tartarugas, peixes e até uma arraia ficaram presos na malha.

“Foi no final de uma aula, por volta de 7h, que a gente encontrou uma tartaruga boiando e a gente decidiu parar e voltar para tentar salvar, mas ela já estava morta”, contou o professor de canoa havaiana Victor Negrão.

*Com informações de Leandro Tedesco, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais