> >
Estudante salva filhotes de tartaruga em Pontal do Ipiranga

Estudante salva filhotes de tartaruga em Pontal do Ipiranga

As tartarugas foram atraídas pela luminosidade de um evento que acontecia no local e seguiam na direção contrária ao mar

Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 19:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ana Tereza que sonha em ser bióloga marinha no futuro. (Divulgação )

Uma estudante foi surpreendida ao encontrar um ninho com ovos e pequenas tartarugas na praia do Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Norte do Estado, na noite desta quarta-feira (8). Os filhotes estavam desorientados e indo na direção contrária ao mar. Assim que se deparou com a situação Ana Tereza Santos, 12 anos, acionou uma equipe do Projeto Tamar que recolheu os animais para depois soltá-los no mar.

Segundo o biólogo responsável pelo Projeto Tamar em Pontal do Ipiranga, Ciro Jardel Bergamo, as tartarugas foram atraídas pela luminosidade de um evento que acontecia no local, e estavam indo em direção ao palco.

“As tartarugas estavam desorientadas devido à luz artificial, o que chamamos de fotopoluição. Os filhotes são atraídos pela claridade e tomam caminho contrário ao do mar. Por isso é muito importante o apoio da comunidade, como foi nesse caso”, destacou o biólogo.

Os animais encontrados no Pontal do Ipiranga são da espécie cabeçuda. (Divulgação )

Os animais encontrados no Pontal do Ipiranga são da espécie cabeçuda, a mais comum da região. No período do verão ocorre a desova das tartarugas, que seguem para o mar.

A estudante que localizou as tartarugas é apaixonada por animais e contou que achou uma pequena tartaruga e seguiu o rastro dela, quando se deparou com o ninho e os ovos ainda eclodindo.

“Eu nunca tinha visto isso, foi uma sensação única! Eu fiquei muito encantada por presenciar aquelas tartarugas nascendo, a primeira coisa que eu fiz foi chamar uma equipe do Tamar para ajudar elas irem da direção certa. Quando eles chegaram fiz várias perguntas sobre as tartarugas e a vida delas”, contou Ana Tereza que sonha em ser bióloga marinha no futuro.

O que fazer quando encontrar uma tartaruga?

O biólogo fez um alerta para que, caso alguém encontre algum ninho ou tartaruga na praia não pegue, nem leve para casa. As pessoas devem soltá-las no mar ou entrar em contato com o Projeto Tamar. Esses animais não se adaptam nas residências.

Este vídeo pode te interessar

Além disso, também não é recomendável ligar lanternas, flash de celular, ou qualquer coisa luminosa próxima aos animais. A luz artificial desorienta as tartarugas e atrapalha a ida delas para o mar.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais