> >
Vídeo: dicas para gastar menos energia e driblar alta da conta de luz

Vídeo: dicas para gastar menos energia e driblar alta da conta de luz

Diante de cenário de escassez hídrica, a energia elétrica vem figurando como a vilã nos aumentos de preços nos últimos meses; saiba como diminuir o consumo e pagar menos na conta de luz

Publicado em 1 de outubro de 2021 às 10:16

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Além de tantas outras despesas, nos últimos meses, a conta de luz tem seguido uma tendência de alta, mesmo que o consumo não varie. Por causa da crise no setor energético, as bandeiras tarifárias passaram por reajustes, o que acaba pesando no bolso do consumidor.

A seca atual é considerada a pior dos últimos 91 anos e, com isso, os reservatórios das usinas estão baixos, o que obriga o governo a comprar energia de térmicas, que são possuem um custo de geração mais elevado. Essa conta é repassada ao consumidor por meio de taxas extras na conta (bandeiras tarifárias).

Diante deste cenário, o governo federal também criou um programa que beneficiará consumidores que conseguirem reduzir, entre 10% e 20%, o consumo de eletricidade entre os meses de setembro a dezembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado, a fim de reduzir a pressão sobre o sistema de energia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais