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Telemarketing terá que usar prefixo 0303 para identificar chamadas

Telemarketing terá que usar prefixo 0303 para identificar chamadas

Prazo para implementação das regras divulgadas pela Anatel é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel, e de 180 dias para as operadoras de telefonia fixa

Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 17:30

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Para quem está cansado de receber ligações com DDD de São Paulo e de outros Estados, vinculados ao telemarketing, enfim surgiu uma solução: empresas que ofertam esses serviços deverão usar o prefixo 0303 a partir de 2022. Com a medida, o consumidor poderá identificar essas chamadas e decidir se atenderá ou não a ligação. O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinícius Caram, explicou o assunto em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória.

Entrevista com Vinícius Caram, superintendente da Anatel

A determinação foi publicada pela Anatel no último dia 10, no Diário Oficial da União. O prazo para implementação das regras é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel (até 10 de março de 2022), e de 180 dias para as operadoras de telefonia fixa (até 10 de junho de 2022).

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Setor de Telemarketing tem sido alvo de reclamações frequentes. (Freepik)

Segundo o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, a agência deu esse passo para impedir as práticas abusivas que vêm sendo vivenciadas pelos consumidores.

“O setor de call center perdeu a credibilidade e isso é ruim para o contexto econômico. As pessoas já não atendem às chamadas e, às vezes, pode se tratar de um produto que estavam de fato precisando. E os números vêm de forma aleatória. Mas agora, colocando esse número no início, a pessoa vai conseguir identificar que está ligado a determinada empresa, sendo possível até usar plataformas inteligentes para marcar o nome de cada uma”, iniciou.

Aspas de citação

Como será o prefixo 0303 e outros 7 dígitos, serão possíveis 10 milhões de combinações, atendendo a essa mesma quantidade de empresas. Com isso, também será possível garantir os postos de trabalho das pessoas que atuam no ramo, sendo hoje mais de 600 mil

Vinícius Caram
Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel
Aspas de citação

Caram disse que o 0303 funcionará de modo semelhante ao já conhecido 0800. “O consumidor receberá a marcação no bina e poderá bloquear a chamada tanto nos recursos do smartphone como terá a opção de atender ou não. Também há a regra da Anatel de que o consumidor pode entrar em contato com a sua operadora e solicitar o bloqueio de chamadas 0303. O recurso novo servirá para todo o segmento, para qualquer oferta de produtos, vindas das telecomunicações, do setor bancário e outras”, acrescentou.

O serviço vem após o “Não me perturbe”, recurso que já buscava silenciar ligações indesejadas pelo consumidor. Neste, os interessados em bloquear números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing de operadoras e bancos deveriam fazer o cadastro no site “naomeperturbe.com.br” ou por meio dos Procons.

Segundo o superintendente da Anatel, para a inserção do novo sistema de prefixo telefônico foi realizada uma consulta pública. Nela, ficou definido que inicialmente o serviço atenderá apenas à oferta de produtos, que corresponde ao maior número de reclamações. “No entanto, tratamos também de ligações de cobrança e doação. Queremos avançar em 2022 para numeração específica para elas”, finalizou.

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