> >
Supermercado investigado no ES: máquinas de cartão em nome de 9 empresas

Supermercado investigado no ES: máquinas de cartão em nome de 9 empresas

A ação é parte da Operação Blindagem, deflagrada pelo Gaeco nesta segunda-feira (02) e que investiga uso de "laranjas" para constituir empresas. Para o MPES, uso de é um indício de fraude fiscal

Publicado em 2 de dezembro de 2019 às 20:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agentes do Gaeco durante investigação da Operação Blindagem. (Divulgação / MPES)

Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) encontraram 26 máquinas de cartão em uma das três lojas de supermercado da Rede Schowambach da Grande Vitória durante operação nesta segunda-feira (02). Os aparelhos estavam registrados em nome de nove empresas diferentes. A ação é parte da Operação Blindagem, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPES.  O supermercado tem uma unidade em Cariacica, em Campo Grande, e duas em Vitória, uma em Maruípe e outra no Centro.

Segundo o promotor de Justiça do Gaeco, Luis Felipe Scalco Simão, o fato de a loja ter muitas máquinas sob CNPJs diferentes é um indício de sonegação. “Essa descoberta deve gerar novas autuações contra a empresa”, afirmou.

A Operação Blindagem apura fraudes fiscais praticadas por um empresário do ramo supermercadista que não teve o nome revelado pelo MPES. Ele é suspeito de utilizar "laranjas" (pessoas que emprestam nome e documentos) para constituir empresas no Estado.

As investigações mostraram que, nos últimos 10 anos, 15 empresas abertas dessa forma atuaram nas três lojas da rede. “Em alguns momentos, chegaram a ter mais de uma razão social funcionando no mesmo endereço”, ressalta o promotor. 

Dessa forma, segundo o MPES, o empresário conseguia “maquiar” a contabilidade e fraudar o Fisco. Simão explica que novas empresas eram criadas assim que as antigas se tornavam inviáveis por conta das dívidas acumuladas. Há a suspeita de que o esquema ocorra há 20 anos.

Supermercado investigado no ES - máquinas de cartão em nome de 9 empresas

“Com o Estado, a dívida dessas empresas chega aos R$ 34 milhões. No entanto, também há um débito enorme com a União, que chega a R$ 42 milhões nos últimos cinco anos”, diz o promotor.

Também há indícios, segundo as investigações, de que essas empresas sejam utilizadas para lavagem de dinheiro. O recurso obtido com a sonegação fiscal se misturaria aos lucros reais das unidades do supermercado e acabava voltando ao patrimônio do principal beneficiário, que seria o empresário alvo da operação.

Ainda segundo o MPES, um forte indicativo da fraude fiscal e da lavagem de dinheiro é a existência de veículos de luxo registrados em nome das empresas e utilizados pelo empresário e seus familiares.

MPES deflagra operação contra dono de supermercado no ES. (Divulgação/ Ministério Público do Espírito Santo)

Em nome dos laranjas foram encontrados 15 veículos, sendo quatro de alto padrão, e 23 imóveis. Os bens foram sequestrados e indisponibilizados, ou seja, não podem ser vendidos. O objetivo é garantir que o investigado, se condenado, consiga restituir o montante sonegado aos cofres públicos.

Os agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Cariacica, nas unidades do supermercado, nas residências do empresário e dos laranjas investigados.  O beneficiário do esquema deve ser chamado para depor ainda esta semana.

OUTRO LADO

Este vídeo pode te interessar

O gerente geral da Rede Schowambach, João Batista Pupin, confirmou que a operação aconteceu nas três lojas do grupo e na casa do proprietário, em Vitória. Foram recolhidos documentos e telefones celulares. No entanto, as três lojas - em Campo Grande, Cariacica; e em Maruípe e no Centro de Vitória - estão funcionando normalmente. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais