> >
PF faz operação contra venda de dinheiro falso pelo WhatsApp no ES

PF faz operação contra venda de dinheiro falso pelo WhatsApp no ES

Uma pessoa foi presa na manhã desta segunda-feira (2). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Vitória e Viana

Publicado em 2 de dezembro de 2019 às 10:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
02-12-2019 - Espírito Santo - Polícia Federal faz operação em Vitória e Viana. (Divulgação/PFES)

A Polícia Federal do Espírito Santo realizou uma operação para investigar a fabricação e a venda de notas de Real falsificadas. As cédulas eram vendidas pelo WhatsApp em diversos estados brasileiros. A ação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (2). Uma pessoa foi presa.

De acordo com a PF, a operação Marduque foi conduzida pela Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários (Delefaz) e contou com a participação de 17 policiais federais. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nas residências dos investigados em Vitória e Viana.

Os policiais apreenderam diversas cédulas falsas. Além disso, também foram encontrados equipamentos utilizados para contrafação (falsificação), bem como equipamentos de mídia em geral. A investigação foi iniciada após os Correios apresentarem uma notícia-crime indicando que objetos postados em Vitória continham cédulas falsas.

A encomendas eram enviadas pelo mesmo remetente, que usava nome falso. O investigado usava grupos de WhatsApp para vender as cédulas em diversos estados do Brasil. Em outro caso investigado na operação, o suspeito usava cédulas falsas para compra de produtos anunciados em site de anúncio de vendas de produtos no Espírito Santo.

NOME DA OPERAÇÃO

Segundo a Polícia Federal, Marduque foi o pseudônimo utilizado pelo principal investigado na prática dos crimes de modo irônico, uma vez que significa deus protetor da cidade da Babilônia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia, como também um nome utilizado como vilão em um jogo.

CRIMES INVESTIGADOS

Os investigados, responderão pelos crimes de falsificação e guarda de moeda falsa, presente no art .289 do Código Penal, em que a pena varia entre 03 a 12 anos de reclusão.

Este vídeo pode te interessar

02-12-2019 - Espírito Santo - Polícia Federal faz operação em Vitória e Viana(Divulgação/PFES)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais