> >
Obra do aeroporto de Linhares é retomada e pista deve ser entregue em dezembro

Obra do aeroporto de Linhares é retomada e pista deve ser entregue em dezembro

Cerca de 80% das obras da pista já foram foram executadas, segundo o governo do Estado. Esta é a terceira vez que a ampliação ganha uma nova data para entrega

Publicado em 12 de agosto de 2020 às 18:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem aérea mostra obras do Aeroporto de Linhares. (Prefeitura de Linhares/Divulgação)

Paralisadas em dezembro de 2019, as obras de ampliação do aeroporto de Linhares, no Norte do Espírito Santo, foram retomadas. Segundo informações da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a obra foi reiniciada no final de julho e a nova previsão é que a pista seja concluída até o final de 2020, em dezembro. A pista é apenas uma das fases, a primeira, para que o local possa receber a operação de linhas comerciais.

Obra do aeroporto de Linhares é retomada e pista deve ser entregue em dezembro

A construção da nova pista de pousos e decolagens teve a ordem de serviço assinada em julho de 2018 e as obras iniciadas em agosto do mesmo ano. A primeira previsão de conclusão era de um ano, ou seja, para julho de 2019, mas os prazos foram postergados. Antes da paralisação, a nova expectativa é de que essa fase da obra fosse concluída no primeiro semestre de 2020.

De acordo com a Semobi, as obras foram paralisadas, em dezembro de 2019, para a conclusão de um termo aditivo necessário para adequar os projetos às legislações aeroportuárias. A nova pista do aeroporto terá 1.860 metros de extensão, maior que a existente, de apenas 1.350 metros.

A Semobi informou que cerca de 80% das obras da pista já foram foi executados. Nesta fase, as intervenções serão concentradas na finalização da pista.

Essa etapa de obras também abrange a construção de um novo pátio de aeronaves e de taxiways (áreas de taxiamento e manobra de aviões). São aproximadamente R$ 30 milhões em investimentos para essa etapa, com 60% dos recursos federais e 40% do governo do Estado, do Fundo Estadual de Infraestrutura. 

AEROPORTO DE LINHARES 

A antiga estrutura do aeroporto era adequada apenas para aviões de pequeno porte. Com o aumento da população de Linhares, 173.555 pessoas de acordo com o IBGE, aumentou o anseio na cidade por um local com capacidade para a operação de voos comerciais.

A Azul já comunicou que tem interesse de operar uma rota doméstica ligando a cidade até o Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A intenção da companhia é oferecer cerca de cinco frequências semanais entre as cidades. A aeronave que irá operar a rota será o turboélice ART 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.

O FUNDO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA 

Usado para financiar a obras de ampliação do Aeroporto Regional de Linhares, o Fundo Estadual de Infraestrutura será utilizado pelo governo capixaba para conseguir bancar e manter projetos considerados como prioritários neste ano, em que as contas públicas foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Este vídeo pode te interessar

Criado no ano passado, o Fundo Estadual de Infraestrutura recebeu um aporte inicial de R$ 1,5 bilhão que seria usado para a execução de obras que impulsionassem o desenvolvimento do Espírito Santo e para ajudar em momentos anticíclicos de crise, como este. Esse recurso é proveniente do acordo assinado no ano passado com a Petrobras para unificação do Parque das Baleias (região de produção de petróleo no Litoral Sul do Estado), que fez aumentar a arrecadação com participações especiais desde 2012 e com que a petroleira arcasse com o passivo existente desde então (de 2012 a 2019). É esse retroativo que compõe o fundo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais