> >
Internet lenta: passo a passo para medir a velocidade da conexão

Internet lenta: passo a passo para medir a velocidade da conexão

Saiba como colher provas de que a operadora está entregando menos do que o plano contratado

Publicado em 29 de abril de 2020 às 10:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aprenda a consultar vagas de emprego do Sine pela internet.
Saber qual a velocidade da internet que foi contratada e qual está sendo entregue é importante. (Alexey Tulenkov (Freepik))

Quem precisa ficar em casa e passar várias horas conectado já deve ter percebido que a conexão está mais lenta, instável ou caindo. A Gazeta montou um passo a passo para você poder testar a velocidade da internet e saber se o pacote contratado está mesmo sendo entregues.

O primeiro passo é checar se o seu computador ou dispositivo móvel está conectado a internet. Você pode testar a rede de Wi-Fi, cabo, 3G ou 4G usando algum dos sites que vamos listar.

SPEEDTEST 

No site SpeedTest da Ookla (clique aqui para acessar) é possível testar a velocidade de acesso a um servidor que você escolher ou deixar que ele selecione o servidor ideal para o teste. 

Para testar a velocidade da internet:

  • Clique no botão "Iniciar" no centro da tela;
  • Um medidor vai aparecer na tela e executar uma "varredura" na rede;
  • O painel vai mostrar: o tempo de resposta do Ping (comando utilizado para medição de conexão entre equipamentos) e as velocidades de download e upload.

SpeedTest
SpeedTest. (Reprodução/site)

FAST

Outro site em que é possível medir a velocidade da internet é o Fast (acesse clicando aqui), um site da Netflix . No caso dele, basta acessar o link que ele automaticamente começa a testar a velocidade da sua internet. Para ver outros dados basta clicar no botão "mais informações".

Este vídeo pode te interessar

Fast
Fast. (Reprodução/site)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais