> >
Petrobras doa mais 5 mil testes de Covid-19 para o governo do ES

Petrobras doa mais 5 mil testes de Covid-19 para o governo do ES

No mês passado, a Sesa já havia recebido 15 mil testes da companhia. Ao todo, serão 600 mil testes doados pela estatal para todo o país

Publicado em 4 de maio de 2020 às 20:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Testes recebidos pela Secretaria de Saúde do Estado foram doados pela Petrobras
Primeira leva de testes recebidos pela Secretaria de Saúde do Estado foram doados pela Petrobras. (Twitter Renato Casagrande/Reprodução)

A Petrobras entregou ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) um lote de 5 mil testagens para diagnóstico de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. No mês passado, o Estado já havia recebido 15 mil testes da companhia. 

Esses testes fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos Estados Unidos, anunciados em 24 de março, e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que fez os repasses para cada Estado.

Também nesta terça, o governo do Estado recebeu uma carga de 50 mil testes que foram comprados pela Sesa, ampliando a capacidade de testagem no Espírito Santo.

Os testes são do tipo RT-PCR, considerados "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus.

“Estamos concentrando todos os esforços para ajudar a sociedade brasileira a atravessar esse momento. Importamos testes de alta qualidade que serão distribuídos em várias regiões do Brasil por meio dos órgãos de saúde”, disse a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.

O QUE SÃO OS TESTES RT-PCR?

A Reação em Cadeia da Proteína Transcriptase Reversa, ou RT-PCR, é um teste que identifica a cadeia de proteínas do genoma do vírus, a partir de amostras colhidas da narina e da garganta de pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com elas.

As amostras precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas, demandando de quatro a seis horas de processamento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais