> >
Vídeos: chuva forte causa alagamentos em cidades no Sul do ES

Vídeos: chuva forte causa alagamentos em cidades no Sul do ES

Há registros de alagamentos em Piúma, Rio Novo do Sul e em Cachoeiro de Itapemirim, onde o volume de água chegou a arrastar uma moto nesta sexta (7)

Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 16:34

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

alerta vermelho de chuva forte para cidades do Espírito Santo se consolidou na tarde desta sexta-feira (7). Em municípios do Sul do Espírito Santo, choveu bastante, deixando várias ruas e avenidas totalmente alagadas, conforme mostram imagens registradas por moradores. Há registros de alagamentos em PiúmaRio Novo do Sul e em Cachoeiro de Itapemirim, onde o volume de água chegou a arrastar uma moto. Veja vídeo:

Entre os bairros de Cachoeiro de Itapemirim que foram afetados pelo alagamento estão: Aeroporto, Gilson Carone, Agostinho Simonato, Nova Brasília e IBC. A Defesa Civil informou que no IBC, a água da chuva atingiu 50 centímetros em uma casa. "Teve um problema de retorno de água na rede de esgoto", esclareceu o coordenador municipal Elio Carlos Silva de Miranda.

O morador Bruno Fraboni contou que no bairro Aeroporto a chuva desta sexta-feira entupiu os bueiros e alagou as ruas. “Isso sempre acontece. Já ocorre há muito tempo e o problema não é resolvido", desabafou.

Isa Gabriele Costa Gonçalves, moradora do bairro Gilson Carone, disse que toda vez que chove, a água já sobe após cinco minutos, levando esgoto para dentro das residências. “Temos um comércio e a água costuma voltar pelo ralo do banheiro. A rede deve estar obstruída”, acredita.

A chuva forte em Cachoeiro também atingiu o bairro Amarelo e derrubou parte da Rua Edy Vaillant Amorim, que, segundo a aposentada Solange Ortenga, já estava em mau estado. "Estava rachada e trincada, então quando deu a chuva, isso aconteceu", informou.

De acordo com Solange, o barulho da queda assustou os moradores da região e, por conta da chuva forte, a água invadiu a casa dos vizinhos. "A Defesa Civil falou que se chover de novo, a tendência é cair mais uma parte da rua", afirmou.

A Defesa Civil de Cachoeiro comunicou que acionou a Secretaria de Serviços Urbanos para estar fazendo a contenção da via para evitar novos deslizamentos — já que a previsão é de mais chuva — e, posteriormente, refazer o muro que foi danificado. Nenhuma residência e veículo foram atingidos. 

Vídeos: chuva forte causa alagamentos em cidades no Sul do ES
Chuva em Cachoeiro derrubou parte da Rua Edy Vaillant Amorim. (Redes sociais)

MEDIDAS A SEREM TOMADAS

Segundo a Prefeitura de Cachoeiro, a Rua Etelvina Vivácqua, no bairro Nova Brasília, será contemplada pelas obras de macrodrenagem da região, com início previsto para o ano que vem, a partir de convênio com o governo estadual. Para a "Rua do Sapo", no bairro Aeroporto, também há projeto para obra de drenagem, que está sendo programada para 2023.

A Secretaria de Obras de Cachoeiro ressaltou também que a manutenção das redes de drenagem é feita regularmente. "Entretanto, um grande volume de chuva, como o registrado nesta sexta, pode dificultar o escoamento das águas. A secretaria também pede para que a população evite descartar lixo e entulho em vias públicas, uma vez que a sujeira pode comprometer a eficiência dos sistemas de drenagem", explicou.

Segundo a prefeitura, após o temporal, equipes de serviços da administração municipal realizaram um trabalho de limpeza das vias mais afetadas.

OUTROS PONTOS

Outros pontos de alagamento foram registrados na Rua Beira Mar, em Piúma, e na Rua Ana Dalmazio Peixoto, no bairro São José, em Rio Novo do Sul.

Chuva causa alagamento e arrasta moto na região Sul do ES
A chuva atingiu os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Piúma e Rio Novo do Sul . (Redes sociais)

O prefeito de Rio Novo do Sul, Nei Castelari, explicou que o município tem um projeto de drenagem para o bairro São José que está em andamento. “Está em fase de replanilhamento para seguir para licitação, mas pode ser que até o fim do ano a obra esteja concluída”, comunicou.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Novo do Sul, Efraim das Neves, embora tenha chovido muito, não foram registradas ocorrências de gravidade. O coordenador municipal da Defesa Civil de Piúma, Eliomar Zucoloto, também falou que não houve ocorrências no município. "As chuvas foram moderadas", disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais